Prefeitura participa de encontro de culturas tradicionais em território quilombola de Goiás

Representada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a Administração Municipal esteve esta semana no município de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, compartilhando ações realizadas na capital paulista

A equipe do Farol Antirracista, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, esteve no município de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO), participando do XXIII Encontro de Culturas Tradicionais. O evento teve início no último dia 21 e termina no próximo sábado (29). Durante esse período também participou, entre ontem (24) e esta terça-feira (25), de ações na região que assina a Declaração Antirracista. Trata-se do primeiro lugar, depois da capital paulista, a aderir ao documento, tendo como base as ações que São Paulo tem adotado nas escolas municipais.

A Cidade de Goiás Velho comemorou seus 296 anos nesta terça-feira (25) e está se preparando para as atividades que ocorrerão ao longo dos próximos dias e têm como propósito o fortalecimento dos saberes e fazeres ancestrais das manifestações culturais de diversas partes da região.

Durante as ações serão distribuídos kits do Currículo da Cidade: Orientações Pedagógicas - Educação Antirracista: Povos Afro-Brasileiros, que têm como propósito subsidiar iniciativas em prol de uma educação antirracista. Eles acompanham bonecas com o intuito de aproximar as crianças das culturas dos povos originários, como africanos e andinos. Esse material foi lançado em São Paulo em março de 2023, pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais. Assim, a cidade de Goiás Velho está colocando em prática ações baseadas no que está sendo feito na Gestão Ricardo Nunes.

“Participar de missões que levem o trabalho que estamos fazendo para outras partes do Brasil é fundamental, pois mostra que estamos no caminho certo para o combate ao racismo e que nossas ações chegarão em mais escolas, em mais professores e alunos, e farão com que cada canto do Brasil entenda a importância de contar a história de nossos ancestrais”, declarou Elaine Gomes, gerente de projetos e responsável pela coordenação da III Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

Para Patrícia Sueza, coordenadora de comunicação da SMRI, a presença da pasta Goiás reforça o compromisso da Prefeitura com o plano de metas e agenda 2030.

“Mais do que isso, abre espaço para o diálogo e para a construção de novas parceiras que elevam a política pública do Farol de Combate ao Racismo para um outro patamar, na medida em que apoia manifestações culturais negras e indígenas de outros territórios do Brasil, unindo esforços no combate às desigualdades e ao racismo estrutural”.

Sobre o XXIII Encontro de Culturas Tradicionais

O evento foi organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, entidade com 25 anos de atuação na região da Chapada dos Veadeiros, que tem como objetivo promover encontros que valorizem a sociobiodiversidade, proporcionando a troca de saberes e fazeres entre as comunidades presentes.
O XXIII Encontro de Culturas Tradicionais gera benefícios diretos ao povoado de São Jorge e de seu entorno nas áreas social, cultural e econômica. A participação das equipes da Administração Municipal permitiu aprendizados e trocas, por meio da participação em rodas de conversas com remanescentes quilombolas, indígenas e autoridades locais para estruturar novas parcerias para a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra.