Prefeitura promove evento em comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com foco no papel dos Conselhos Tutelares

Mesa de debates terá a participação de especialistas e adolescentes de Cidade Tiradentes e acontece na quinta (13)

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, promove na quinta (13), a mesa de debates “33º Aniversário do ECA: o Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares e a Garantia de Direitos”. O evento acontece no dia que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 33 anos de promulgação.

O encontro será realizado no Centro de Referência da Criança e do Adolescente, projeto financiado pelo FUMCAD localizado na Rua Dom Antônio de Melo, 115, na região da Luz, e contará com a participação de especialistas e adolescentes do território de Cidade Tiradentes.

O tema escolhido para o debate leva em conta o papel dos Conselhos Tutelares para a defesa de direitos das crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que este ano, no dia 1º de outubro, haverá o processo de escolha unificado dos membros dos Conselhos Tutelares em todos os municípios do país.

Na cidade de São Paulo, serão escolhidos(as) 260 conselheiros(as) para os 52 Conselhos Tutelares que estão distribuídos por todas as regiões do município. A cidade de São Paulo, por suas dimensões, concentra o maior número de unidades desse órgão em todo o país.

A mesa de debates do evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, será formada por:

- Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania;

- Carlos Alberto de Souza (Churras), conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente (CMDCA);

- Paulo César de Oliveira, ex-Conselheiro Tutelar;

- Rosângela Pezoti, supervisora técnica do SEFRAS (Ação Social Franciscana); e

- Ryan Honório e Isabela Carine, jovens do Projeto Passa Visão, implementado pela OSC Serenas em parceria com Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Juventude) e MPT (Ministério Público do Trabalho).

Serviço

Data - 13 de julho, das 14h30 às 17h

Local - Centro de Referência da Criança e do Adolescente

Rua Dom Antônio de Melo, 115, Luz