Prefeitura realiza oficinas gratuitas com foco na sustentabilidade

Aulas serão na semana de 10 a 15 de julho em várias regiões da cidade

 A Prefeitura de São Paulo, por meio do FAB LAB LIVRE SP, programa coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), e maior rede de laboratórios da América Latina, está promovendo uma série de oficinas gratuitas de fabricação digital com foco na sustentabilidade.

Com o objetivo de estimular a cultura maker e o conhecimento em tecnologias como impressoras 3D, corte a laser e robótica. Essas oficinas buscam integrar inovação com técnicas de economia circular e responsabilidade ambiental.

A sustentabilidade desempenha um papel fundamental para garantir o atendimento das necessidades presentes sem comprometer os recursos das gerações futuras. O pensamento sustentável vai além da mera avaliação de impacto, requer uma mudança fundamental na cultura do consumo e na exploração de alternativas renováveis e limpas.

Ao calcular o impacto ambiental de cada ação e promover a reavaliação da cultura do consumo, o FAB LAB LIVRE SP e a SMIT demonstram seu compromisso com a sustentabilidade. Diante de uma população crescente, preservar os recursos naturais, como água, ar, terra e biodiversidade, torna-se essencial para a sobrevivência a longo prazo da sociedade. Com isso, cada workshop adota esse hábito e calcula a redução ativa do impacto ambiental.

As oficinas sustentáveis do FAB LAB LIVRE SP irão ocorrer durante a semana do dia 10 de julho e tem a seguinte programação:

11/07 (terça-feira) - 14h30 às 18h30
"Costura: Bolsa Plástica Reciclada" (Oficina tem como objetivo apresentar técnicas de costura através da criação de uma bolsa pelo método de fusão de plástico, inspirado na iniciativa "plástico precioso" .)
Local: FAB LAB Centro Cultural da Penha | Largo do Rosário, 20 - Penha.

11/07 (terça-feira) - 9h às 13h
"Plástico Precioso: Introdução à Reciclagem de Sacolas Plásticas"
Local: FAB LAB Casa da Memória de Itaquera | Rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97 - Itaquera.

12/07 (quarta-feira) - 14h às 18h
"Arduino: Irrigação Inteligente com Válvula Solenóide" (Oficina oferece uma introdução ao Arduino, contextualizando sua história, detalhes e possibilidades criativas.)
Local: FAB LAB Centro Cultural da Juventude, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Limão.

15/07 (sábado) - 9h às 13h
"Plástico Precioso: Introdução à Reciclagem de Sacolas Plásticas"
Local: FAB LAB CFC Cidade Tiradentes | Av. Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes.

O FAB LAB LIVRE SP convida a todos para participar desses workshops e fazer parte da revolução sustentável. As Inscrições podem ser feitas de forma online pelo site do FAB LAB LIVRE SP ou inscrição presencial em uma de nossas unidades.