Saiba quais alimentos oferecer para o seu pet

Frutas, legumes, vegetais e carne são excelentes opções, sempre como um adicional à ração e seguindo alguns cuidados

A maioria das pessoas, quando está comendo, não resiste ao olhar ‘pidão’ de um pet. Apesar da tendência de sempre darmos um pedacinho do alimento ao animal de estimação, é preciso ter cuidado com o que é oferecido. Há alimentos que podem ser dados, mas com moderação; e outros que podem ser tóxicos e oferecer riscos à saúde.

Para ajudar você nessa tarefa um tanto difícil para algumas pessoas, a médica veterinária da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), Daniela Leite, reuniu dicas importantes.

Veja abaixo:

Pode ou não pode?
Frutas: banana, melancia, maçã, pera, goiaba e manga são algumas frutas que podem ser dadas aos pets. Mas, atenção: é importante tirar a semente, que é tóxica, ou o caroço, que oferece risco de obstrução, antes de oferecê-las ao animal.

Carne: também pode ser oferecida, mas com uma condição: sem tempero, principalmente sem cebola e alho. Se for crua, é fundamental congelá-la antes para não ter risco de transmissão de protozoários e bactérias para o animal. Além disso, não ofereça carne com osso, porque pode parar na garganta e causar obstrução.

Legumes e vegetais: no cardápio do seu pet pode ter batata, cenoura, brócolis e couve, cozidos ou crus. No caso de alimento cru, lave-o também para não ter transmissão de nenhum protozoário ou bactéria.

Atenção: alimentos proibidos
Chocolate está proibido. Sabia que apenas 100 gramas são suficientes para intoxicar gravemente o seu animal? Por isso, risque esse item da sua lista ou, de preferência, esconda-o do seu pet. Apesar de doce e saborosa, a uva também é tóxica e pode prejudicá-lo. O mesmo vale para o abacate, nozes e macadâmia.

Em hipótese alguma dê chá, café e outras bebidas com cafeína, pois também irão estimular o seu bicho de estimação. A regra vale para adoçante com xilitol, prejudicial ao fígado. Não ofereça leite e seus derivados para cães adultos, porque a maioria não tem a lactase, enzima que digere o leite, e isso pode causar diarreia.

E a quantidade?
É permitido dar esses alimentos para o seu pet, mas é importante ficar de olho na quantidade que ele está comendo. Eles também não devem substituir a ração, sendo somente um agrado. Em caso de dúvidas, consulte o médico veterinário.

Para saber mais informações sobre outros cuidados e orientações sobre o mundo pet, acesse o canal Saúde é o Bicho, da Secretaria Municipal da Saúde.