Prefeitura de São Paulo disponibiliza transporte de pessoas em situação de rua para os serviços de acolhimento durante Operação Baixas Temperaturas

Mais de 43 mil pessoas já usaram os ônibus e vans que fazem o deslocamento de ida e volta em diversas regiões da cidade

O transporte das pessoas que aceitam acolhimento oferecido durante as abordagens sociais é realizado por meio das 53 vans do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Até o início do ano, eram 23 veículos, e para aumentar a capacidade de atendimento durante a Operação Baixas Temperaturas (OBT), a SMADS adquiriu outras 30 vans. Na manhã seguinte, quando acionadas pelas gerências dos equipamentos, as vans retornam aos locais para buscar os que desejam transporte de volta ao endereço de origem.

Além disso, durante toda a OBT, a SPTRANS disponibiliza dez ônibus para a realização do transporte (ida e volta) das pessoas que vivem em situação de rua, sempre partindo das tendas de atendimento, instaladas em pontos estratégicos, onde ocorrem maior concentração e demanda. As tendas funcionam entre 18h e 0h sempre que a temperatura atinge 10 graus ou menos. O horário previsto de partida dos ônibus para os Centros de Acolhida Emergenciais é às 19h ou quando alcançam a capacidade máxima dos veículos, que transportam até 56 pessoas. O retorno dos ônibus aos locais de origem (endereços das tendas) é realizado na manhã seguinte, após o café da manhã servido nos Centros de Acolhida.

Desde o início da Operação até o último domingo, mais de 43 mil pessoas que vivem em situação de rua foram transportadas aos serviços de acolhimento da rede socioassistencial, sendo cerca de 30 mil pelas vans do SEAS e mais de 13 mil através ônibus.

Ambas as estratégias de transporte são cruciais para garantir o atendimento das pessoas em situação de rua, por assegurar que a aceitação será maior a partir da garantia da locomoção. Tais informações demonstram o esforço desta Secretaria em atender a população em situação de rua, respeitando suas demandas e seus direitos, sobretudo em situações de baixas temperaturas, que exigem uma atenção maior da municipalidade para prevenir riscos e preservar a vida.

No período de vigência da Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2022, que começou em 30 de abril e segue até 30 de setembro, as equipes da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) realizam atendimentos sociais a partir das 20h30 e durante toda a madrugada, nos endereços informados através dos chamados recebidos pelo serviço 156 e na busca ativa pelos pontos de concentração da população em situação de rua já mapeados pelo serviço. Além do período noturno e madrugada, o transporte de ida e volta também é garantido pelo Seas que atua durante o dia.