São Paulo recebe reconhecimento internacional da ONU pelo cuidado com as áreas verdes

Município foi destacado na edição de 2021 do programa Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo)

 São Paulo recebeu nesta quinta-feira (7) seu primeiro certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World) 2021. O título é fornecido pela Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), organizadores do programa.

Para serem reconhecidas, as cidades devem se inscrever e atender a alguns critérios que se concentram na gestão da arborização urbana, informando se possui instrumentos legais planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação. Se tornar uma Cidade Árvore representa uma oportunidade de ampliar a educação ambiental, aprimorar o manejo florestal urbano e dar mais ênfase para o plantio e o cuidado com as áreas verdes.

Esse reconhecimento é relacionado ao número de árvores da cidade e também com a maneira como o município gere, planeja e mantém as florestas urbanas. No total, 138 cidades de 21 países já foram reconhecidas, sendo que 34 foram condecoradas pela primeira vez em 2021.

A Tree Cities of the World fornece orientação, assistência e reconhecimento mundial pela dedicação das comunidades às florestas urbanas. O programa fornece uma estrutura para a ampliação da silvicultura – a ciência do cultivo de florestas, urbana saudável e sustentável.