Conscientização ambiental se soma à zeladoria no segundo mutirão do programa Bairro Lindo no Jabaquara

Mutirão realizado no último sábado (24/06) na Praça Barão de Japurá teve ainda atrações como aula de zumba, passeio de bicicleta e bateria de escola de samba

Conscientização e celebração. Essas foram as marcas do segundo mutirão do programa “Bairro Lindo” no Jabaquara, realizado no último sábado (24/06), na Vila Guarani. Dessa vez, os serviços de zeladoria foram levados à Praça Barão de Japurá, uma das principais do distrito, que continuará recebendo uma série de melhorias ao longo das próximas semanas.

A manhã começou com diversas frentes de trabalho, com varrição, pintura de meio fio, limpeza de bocas de lobo, tapa buracos, roçagem e poda de árvores e outros reparos necessários à revitalização da praça e seu entorno (incluindo quadra de esportes e pista de skate).

Uma ação de educação ambiental também foi desenvolvida em parceria com as turmas do curso de Técnico em Meio Ambiente do Senac Jabaquara, com trabalho voluntário dos alunos de limpeza e retirada de pragas das áreas verdes da praça.

A atividade educativa no local envolveu também o acompanhamento do processo de remoção de uma árvore antiga da praça, já condenada pelo processo de cupinização, e o conseqüente plantio compensatório de uma muda de mirindiba. O processo foi supervisionado pela engenheira agrônoma da Prefeitura Regional Jabaquara, Audrey Castelo Branco, que aproveitou o procedimento para passar aos alunos informações sobre preservação do verde em áreas urbanas. Panfletos de orientação sobre cuidados com o meio ambiente também foram distribuídos durante o ato.

A iniciativa de resgate das áreas verdes da Praça Barão de Japurá partiu dos próprios alunos da instituição, que haviam feito um trabalho de levantamento sobre o impacto dos conflitos socioambientais no dia a dia. Em visita anterior à praça, sob orientação da professora Diana Aparecida Damião Gonzalo, os estudantes fizeram um diagnóstico de diversos problemas relacionados à sustentabilidade, como a questão do manuseio e descarte correto de resíduos, ausência de coletores, necessidade de manutenção e remoção de árvores e áreas ajardinadas, entre outros.

O trabalho dos alunos coincidiu com a agenda da Prefeitura Regional Jabaquara, que já previa uma ação no local. A Praça Barão de Japurá havia sido escolhida para receber o segundo mutirão “Bairro Lindo” devido ao calendário do projeto de zeladoria “Coopera” - que teve suas ações unificadas com o programa regionalizado da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais.

O encerramento do mutirão foi com festa. Ainda na praça, colaboradores, voluntários e visitantes puderam participar de diversas atrações. Teve aula de zumba com professoras do CEU Caminho do Mar, que também cedeu bicicletas ecológicas de bambu para o evento. No fim da manhã, a bateria da escola de samba União Independente da Zona Sul foi dar sua contribuição ao ato, levando mais animação ao sábado ensolarado de trabalho.

O período entre 19 e 24 de junho definiu a quinta semana de ações do projeto “Coopera Jabaquara”, que leva diversos serviços públicos mais próximos ao munícipe. Iniciado em abril, o projeto já passou por 15 bairros. De acordo com o cronograma, Vila Guarani e Cidade Vargas foram os últimos atendidos até agora.

Entre os parceiros do projeto regional, a Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana também esteve na Praça Barão de Japurá, com distribuição de panfletos e orientações sobre saúde pública aos moradores. Uma das atividades da equipe é o trabalho de prevenção de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, com vistorias domiciliares. A ação educativa se completa com visitas às escolas públicas da região.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa do programa com visitas às famílias dos bairros para cadastramento de moradores, além de orientações sobre programas e benefícios sociais.

Ainda ao longo da semana, o consórcio de limpeza urbana Ecourbis também realiza um trabalho de educação ambiental nas escolas públicas junto à distribuição de folderes sobre coleta seletiva de lixo. Na semana passada, foram sete unidades educacionais visitadas, das quais três já contam com a coleta seletiva de lixo.

Confira algumas fotos do último sábado:

Saiba mais sobre o Programa Bairro Lindo

Saiba mais sobre o Projeto Coopera