Prefeitura Regional Jabaquara leva serviços periódicos aos bairros

Projeto “Coopera” visa aproximar a administração municipal do cidadão por meio de parcerias e ações conjuntas

A Prefeitura Regional Jabaquara lança no próximo dia 3 de abril, a partir das 7 horas, na Praça Comendador Cidade Vargas, o projeto “Coopera”, que pretende encurtar a distância entre as ações do poder público e a população.

O programa aposta no conceito de atendimento itinerante, em que a administração vai até o cidadão. Como vai funcionar? O distrito do Jabaquara será dividido em 12 setores que, ao longo do ano, receberão visitas periódicas de uma força tarefa da Prefeitura Regional com parceiros de diversas áreas. A cada visita, equipes ficarão concentradas durante uma semana em um dos setores prestando serviços relacionados às questões locais. Nesse período, cada parceiro organizará sua forma de contribuição ao projeto, atuando ao lado dos funcionários da Prefeitura e agregando competências específicas.

AÇÕES:

Por parte da Prefeitura Regional Jabaquara, a Coordenadoria de Projetos e Obras levará seus serviços de tapa buracos, pintura de guias, poda de árvores, limpeza de praças e paisagismo. A Coordenadoria de Programas de Desenvolvimento Urbano destacará sua equipe de fiscalização, enquanto a Defesa Civil fará um rastreamento de áreas de risco. Em todos os setores, a ação será encerrada com a passagem, no sábado, do caminhão do Cata Bagulho.

Haverá serviço especial de coleta seletiva de lixo com caçambas especialmente fornecidas pelo consórcio de limpeza urbana Ecourbis. A empresa fará ainda ação de panfletagem sobre o descarte correto de resíduos.

A Secretaria Municipal de Educação mediará o contato com as escolas públicas visando o envolvimento de crianças e adolescentes. Nas escolas e praças irá atuar também a Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana que, aproveitando o cronograma do projeto, promoverá atividades educativas com orientações sobre o procedimento correto do municípe em relação a criadouros de mosquitos e outros animais transmissores de doenças.

Em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), que estimula a participação efetiva da comunidade, será construída uma agenda de ações integradas com enfoque no desenvolvimento de políticas de saúde e meio ambiente. Um dos eixos do PAVS é a revitalização de espaços e áreas degradadas por meio da implantação de hortas comunitárias, transformando o espaço público em áreas mais verdes e saudáveis.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fará um dia de plantão local de atendimento, com divulgação de material sobre a garantia de direitos e prestação de serviços para pessoas em situação de risco.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria do Idoso, pretende iniciar um projeto piloto na região. Além de deslocar uma carreta para realização de exames médicos, está prevista a implantação do “Núcleo do Saber” (espaço onde idosos poderão ensinar atividades ao público jovem) e a criação de uma feira de artesanato para pessoas com mais de 60 anos.

Para mapear a demanda por moradia popular, a Cohab fará recadastramento dos munícipes que estão à espera de unidades habitacionais.

A Secretaria Municipal de Esportes aproveitará a mobilização junto à população e oferecerá atividades físicas.

Com foco na demanda por emprego, a Prefeitura Regional Jabaquara estabeleceu ainda uma parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas) para cadastramento e orientação dos munícipes interessados em cursos de capacitação profissional. O atendimento será feito por meio de uma unidade móvel nos bairros.

AGENDA:

O primeiro setor a ser atendido, entre os dias 3 e 8 de abril, abrange os bairros de Vila Guarani e Cidade Vargas. Em seguida, entre 24 e 29 de abril, o programa chega ao Jardim São Paulo e Americanópolis.

 Confira o calendário anual completo:

Data Bairros
   
03/04 a 08/04 Cidade Vargas/ Vila Guarani
24/4 a 29/04 Jardim São Paulo/Americanópolis
08/5 a 13/05 Cidade Domitila/Jardim Jabaquara
29/05 a 03/06 V. Canaã/ V. Alexandrina/ V. Mascote/ V. Sta. Catarina
19/06 a 24/06 Vila Guarani / Cidade Vargas
10/07 a 15/07 Vila do Encontro/ Americanópolis
07/08 a 12/08 V. Pque Jabaquara/V. Sta. Catarina/ V. Campestre
28/08 a 02/09 V. Pque Jabaquara/ Jardim Oriental/ V. Babilônia
25/9 a 30/9 Vila Fachini
16/10 a 21/10 Americanópolis/V. Sta. Margarida
06/11 a 11/11 Santa Catarina
27/11 a 02/12 V. Pque Jabaquara/Jabaquara/V. Guarani