Projeto “Coopera” chega ao Jardim Jabaquara e Cidade Domitila a partir da próxima segunda-feira (08/05)

Terceira semana de atividades do programa começa com zeladoria na Avenida Durval Pinto Ferreira, nº 36, no Jardim Itacolomi

O Projeto “Coopera”, da Prefeitura Regional Jabaquara, chega à terceira semana de atividades e convida a população a comparecer ao mutirão de zeladoria urbana que marcará o início da nova etapa.

Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (08/05) e continuam até sábado (13/05), nos bairros Jardim Jabaquara e Cidade Domitila. As ações têm início a partir das 7 horas na Praça Nardini, na Avenida Durval Pinto Ferreira, à altura do nº 36. O local faz cruzamento com a Rua Frederico Albuquerque, próximo à entrada administrativa do Parque Nabuco (bairro Jardim Itacolomi).


A praça servirá como ponto de encontro para as equipes da Prefeitura Regional com representantes dos parceiros no projeto, além de demais voluntários. O “Coopera” reúne serviços de atendimento ao cidadão de cinco secretarias municipais (das áreas de Saúde, Habitação, Educação, Verde e Meio Ambiente, e Assistência e Desenvolvimento Social), além de empresas que atuam junto à Prefeitura, como a Ecourbis. O consórcio de limpeza urbana dará continuidade ao trabalho de educação ambiental já iniciado no "Coopera", com ações nas escolas públicas da região e distribuição de panfletos sobre coleta seletiva de lixo.

Um dos destaques entre as primeiras ações do programa é o trabalho da Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana, que oferece orientações para o munícipe sobre formas de prevenir e eliminar o mosquito transmissor da dengue. Outra ação das equipes são visitas domiciliares nas ruas, escolas e demais equipamentos públicos que pertencem aos bairros atendidos, com vistoria sobre possíveis criadouros de insetos transmissores de doenças.

Dessa vez, o trabalho de fiscalização ambiental será feito, no primeiro dia, no entorno do Parque Nabuco. Ao longo da semana, serão realizadas vistorias e orientações em seis unidades educacionais: Escola Estadual Professora Heloisa Carneiro (Rua Antonio Covello, 58), EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita (Rua Nestor de Castro, 253), EMEI Cruz e Souza (Rua Henrique da Costa, 348), CEI Munir Abud (Rua Nestor de Castro, 323), Creche Igualdade (Rua Prof. Waldemiro Postochi, 134) e CCA Igualdade (Rua Nestor de Castro, 317).

Outra grande parceira do projeto, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa da ação com visitas às famílias do local para levantamento de dados e cadastramento de moradores, além de orientações sobre programas e benefícios sociais, entre outros serviços.

Nesse mesmo dia, as equipes da Prefeitura Regional realizarão poda de árvores, varrição, limpeza de bueiros, tapa buracos, pintura de guias e demais reparos necessários à manutenção do espaço. A Defesa Civil continua com seu trabalho de mapeamento de áreas de risco no local.

Como funciona o “Coopera”? O programa aposta no conceito de atendimento itinerante, em que a administração vai até o cidadão. Nele, o distrito do Jabaquara é dividido em 12 setores que, ao longo do ano, receberão visitas periódicas de uma força tarefa da Prefeitura Regional e os demais parceiros. A cada visita, equipes ficam concentradas durante uma semana em um setor, prestando serviços relacionados às questões locais. Nesse período, cada parceiro organiza sua forma de contribuição ao projeto, atuando ao lado dos funcionários da Prefeitura e agregando competências específicas.

Saiba mais sobre o programa e acompanhe o calendário de ações 2017

Acesse a página oficial da Prefeitura Regional Jabaquara no Facebook e conheça mais sobre os serviços oferecidos nos bairros