Ações educativas e de capacitação profissional se unem aos serviços de zeladoria do Projeto "Coopera"

Com Sebrae e Secretaria Municipal de Assistência Social, bairros recebem atendimento itinerante da Prefeitura Regional Jabaquara

Novidades no atendimento ao munícipe nos bairros marcaram ontem (24/04) o primeiro dia de ações da nova etapa do Projeto “Coopera”, da Prefeitura Regional Jabaquara. Uma delas foi o início das operações da Unidade Móvel do Sebrae, que instalou-se na praça localizada no cruzamento entre a Rua São Pedro do Sul e a Estrada Antiga do Mar, em Americanópolis.

O local foi um dos dois pontos de início das atividades da nova semana do programa. O segundo ponto atendido pelo projeto foi a praça no entrocamento da Estrada Antiga do Mar e a Rua Monte Real, também em Americanópolis. Junto ao Jardim Sul São Paulo, esses serão os bairros que receberão as benfeitorias do “Coopera” ao longo desta semana, até o encerramento da programação com a passagem do caminhão do Cata Bagulho, no sábado (29/04).

A parceria da Prefeitura Regional com o Sebrae foi firmada com o objetivo de orientar os moradores interessados no tema de empreendedorismo. Em sua primeira participação no projeto, o caminhão do Serviço Brasileiro de Apoio aos Pequenos e Microempresários ficará disponível para atendimento diário ao cidadão até a próxima sexta-feira (28/04), com cadastramento de munícipes e informações sobre os cursos de capacitação que são oferecidos em várias unidades espalhadas pela cidade. O horário de atendimento na praça da Rua São Pedro do Sul será das 10h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.

Outra estreia no projeto foi a intervenção cultural feita por integrantes do grupo "Beco", do Serviço de Assistência Social à Família (SASF), uma das organizações cociais vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Caracterizados como grandes personagens da literatura brasileira (Iracema, Brás Cubras e Maria Moura), os participantes do grupo aproveitaram as atividades na praça para uma ação de incentivo à leitura. Ainda na área social, ao longo da semana haverá orientações a famílias beneficiárias de programas sociais sobre as condições para manutenção do benefício – como a necessidade de manter o índice de 85% de freqüência escolar dos filhos. Ao todo, 54 famílias de Americanópolis e Jardim Sul São Paulo foram mobilizadas e serão atendidas pela Secretaria na região.

Ainda ontem pela manhã tiveram início também os habituais serviços de zeladoria urbana do projeto. Os pontos escolhidos nas duas praças de Americanópolis tieram poda de árvores, tapa buraco, varrição, pintura e reforma dos equipamentos, entre outros. A Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques, conferiu de perto o trabalho e se comprometeu também com outras melhorias, como o pedido, para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de implantação de um redutor de velocidade na Estrada Antiga do Mar à altura da Rua São Pedro do Sul - visando mais segurança aos freqüentadores da praça.

“O grande foco do projeto é exatamente ouvir os pedidos e reclamações dos moradores no local em que as demandas se encontram, esclarecendo e encaminhando pedidos e reclamações a partir do encontro direto com a população”, declarou a prefeita.

O consórcio Ecourbis mais uma vez esteve presente no mutirão, realizando ações educativas localizadas. Uma delas foi distribuição de panfletos que orientam sobre o modo correto de descarte de resíduos. Além desse trabalho, duas escolas públicas dos bairros (CEI Carmem Rodrigues e CEI Ângela Maria Fernandes), que já realizam o trabalho de coleta seletiva do lixo, foram abordadas e receberão palestras, direcionadas aos pais, ministradas pela equipe de educação ambiental da empresa.

As duas escolas públicas também estão recebendo ações de vistoria quanto a criadouros do mosquito transmissor da dengue, com visitas feitas pela equipe da Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana. Orientações sobre formas de prevenir a doença foram oferecidas na praça da Rua São Pedro do Sul, com distribuição de folhetos educativos. Nesse mesmo dia foram vistoriados 197 imóveis pela Vigilância na região.


Confira imagens do trabalho realizado ontem:

 

Saiba mais sobre o programa e acompanhe o calendário de ações 2017