Alunos da região recebem na câmara título de embaixadores do verde por ações de sustentabilidade

O projeto "Embaixadores do Verde" visa a conscientização das futuras gerações.

Como parte das comemorações do 406º aniversário do nosso bairro, a Câmara Municipal foi palco da cerimônia de premiação “Embaixadores do Verde” na manhã desta segunda-feira (26). O evento teve como objetivo reconhecer cerca de 200 crianças e adolescentes da rede municipal que se destacaram com ações de sustentabilidade durante o programa Bairro Lindo, realizado no Conjunto Habitacional Texima. O projeto é mais uma parceria entre a Prefeitura Regional e as Secretarias do Verde e Meio Ambiente e da Educação.

A iniciativa do Embaixadores do Verde consiste em implantar nas escolas o conceito de sustentabilidade, abordando temas como descarte correto, reuso e a utilização dos Parques Municipais da região como espaço pedagógico.

Três escolas participam desta etapa-piloto: CEI Texima (crianças de 1 a 3 anos), EMEI Prof. Dalmo Amaral Machado (4 e 5 anos) e EMEF Prof. Wanda Ovídio Gonçalves (6 a 13 anos). A atividade é aplicada pelos administradores dos Parques Municipais Santa Amélia e Ecológico Central do Itaim Paulista, ambos com formação na área ambiental e com experiência pedagógica.

“Esses novos embaixadores do verde só têm a enaltecer toda cidade de São Paulo com esse trabalho maravilhoso, que foi feito pela Prefeitura do Itaim Paulista e pelos estudantes”, destacou o prefeito regional José Denycio, que compôs a mesa juntamente com o secretário do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini, o secretário adjunto Daniel De Bonis, o vereador Souza Santos e o chefe de gabinete da Prefeitura Regional Itaim Paulista, Aguinaldo Firmino Junior.

A vinda das crianças não se restringiu apenas na solenidade. Além do reconhecimento feito no Salão Nobre, os estudantes da rede municipal elegeram "Pet 3R" como nome do mascote do projeto e, após o encerramento, participaram do programa de visita monitorada por toda a estrutura do Palácio Anchieta.

Diante da ação pioneira entre os agentes mirins do Itaim Paulista, valorizar o espírito de cidadania e educação ambiental são princípios da gestão que, por meio do reconhecimento, busca inspirar mudanças de antigos hábitos e padrões, através da influência das novas gerações.