Debate e palestra marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente

Munícipes e servidores aproveitam o dia com reflexões e medidas ambientais concretas.

Nesta segunda-feira (05), recebemos a equipe DGD LESTE 3 para abrir reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Logo pela manhã, as representante da SVMA (Secretaria do Verde e Meio Ambiente), Simone Alauk e Camila Brazão, aproveitaram a vinda em nossa prefeitura regional para propor medidas ambientais, além de ficar encantadas com iniciativas pioneiras de sustentabilidade, como a estufa que existe nos fundos do estacionamento da nossa prefeitura regional, onde são cultivadas diversas espécies de plantas.

"Este dia é muito importante, porque estamos nos reunindo para mudar as nossas ações, em busca de uma consciência coletiva que pensa o planeta como um todo, em sua diversidade e nos efeitos que nós humanos produzimos no Planeta Terra", declarou no debate o chefe de gabinete, Agnaldo Firmino Junior.

 

 

Palestra

No período da tarde, foi a vez do palestrante Jetro Menezes, diretor da divisão técnica do DGD, aprofundar questões a respeito do tema "Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Coleta Seletiva". Em formato de aula, a palestra foi ativa por parte dos que estavam presentes, com questionamentos e esclarecimentos. 

Um dos pontos fortes da palestra de Jetro foi a exibição de vídeos, no intuito de conscientizar e introduzir os participantes para a reeducação ambiental, explicando a diferença entre lixo e matéria prima, além de ensinar como fazer adequadamente a seleção de resíduos.


COMO SURGIU O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE?

O dia 5 de junho é uma data muito importante, por causa da conferência da Organização das Nações Unidas ocorrida em Estocolmo no ano de 1972. Nessa época, houve a ascensão da temática ambiental devido previsões catastróficas sobre o futuro do meio ambiente e destino da humanidade.
Hoje é reconhecida a importância de preservar o que ainda temos de recursos na natureza, os quais somos tão dependentes para viver. É necessário reforçar sempre a importância de cuidar, de nos sensibilizarmos e iniciar a mudança, através de nossas próprias atitudes.

Saiba mais sobre os 17 objetivos: https://plan.org.br/…/conheca-objetivos-desenvolvimento-sus…