Projeto Fábrica Verde

O Projeto Fábrica Verde é uma iniciativa da Prefeitura, com a Secretaria do Trabalho em conjunto com as Subprefeituras do Itaim Paulista e Parelheiros. Pois, de acordo com a última pesquisa do Dieese/Seade, são estas as regiões com maior número de desempregados, sendo a grande maioria de faixa etária jovem, a falta de escolaridade e até mesmo de acesso as regiões de maior empregabilidade, são os grandes empecilhos desta população.

O projeto consiste na criação de estufas para a produção de hortifrutigranjeiros, alimentos orgânicos, plantas medicinais, flores, mel e até peixes. Que permitirá o uso de espaços da própria Prefeitura para a ocupação, com desenvolvimento sócio econômico e ambiental, além de beneficiar a população com a comercialização destes produtos.

A Prefeitura ainda conta com a parceria de alguns órgãos para a capacitação dos profissionais destinados ao projeto como a USP - ESALQ (Escola de Agronomia). A gestão empresarial será feita com o Sebrae e dará todas as diretrizes para os produtores montarem o próprio negócio. No local, já está sendo instalado um centro de empreendedorismo e formação agrícola ambiental que servirá de sala de aula para a população. Em princípio foram selecionados 90 jovens, maiores de 16 anos, de baixa renda e que estejam matriculados. Neste período, eles receberão uma bolsa-auxílio e ficarão "incubados" (em supervisão) por mais seis meses e mais um ano de atuação como empreendedor agrícola na área.

A expectativa é que em longo prazo seja formado uma região de micro e pequenos negócios agrícolas na região, além da melhoria na qualidade de vida dos moradores. Outro fator importante com o projeto é a qualificação dos jovens, que permitirá uma nova perspectiva de futuro, principalmente profissional, capaz de os tornarem empreendedores.