Fórum de Planejamento Estratégico do Itaim Paulista e Vila Curuçá

31/05/2005 - SPIT

O Fórum realizado na FATEC da Zona Leste e organizado pela Subprefeitura do Itaim Paulista ocorreu no dia 12 de Maio e reuniu importantes autoridades da região do Itaim e da Zona Leste, como Reitores e Coordenadores de Universidades - Fatec, USP Leste e UNICSUL, Secretário Municipal, representante da Câmara Municipal, do Conselho Deliberativo do Banco Nacional do Desenvolvimento, do SEBRAE, do SENAC e do SENAI e também comerciantes como Sr. Idi Sonda e outros, estiveram presentes para discutir os caminhos para o desenvolvimento do Itaim Paulista e Vila Curuçá.


A Abertura do evento foi realizada pelo Dr. Bortolotto, Professor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, que agradeceu a presença de todos e relembrou com saudosismo a memória do ex-governador Mário Covas, que na ocasião atendeu as reivindicações da população, e ele naquele momento, podia receber o público em um teatro de Universidade e não em um presídio como era o primeiro projeto para aquela área.


Em seguida o Secretario do Trabalho, Sr. Gilmar Viana deu continuidade falando sobre a mudança do exercício de trabalho na cidade de São Paulo, que ao contrário da década de 70 a industrialização empregava a maior parte dos trabalhadores e hoje apenas 15% dos assalariados estão na industria e cerca de 80% está no setor de serviços.


Falou ainda, das vantagens que as industrias encontram em se instalar no interior do estado e do alto custo de segurança que a capital acarreta para os cofres industriais. É preciso rever as vocações da capital, para isso é necessário um levantamento diagnóstico e em posse desses dados, criar uma agenda de atitudes, “todos nós conhecemos relatos de  empreendedores invisíveis e o mundo já percebeu que são eles que giram a roda do desenvolvimento local.
Sr.Valmir da Secretaria Municipal do Trabalho comentou sobre a impossibilidade do Estado em investir recursos para geração de renda à população e da real necessidade em compactuar  com o capital social existente e que muitas vezes acaba não sendo utilizado por falta de organização da sociedade.


O Subprefeito do Itaim e Vila Curuçá Dr. Diógenes Sandim Martins, responsável pela realização do evento, comentou a sincronicidade das falas anteriores e apresentando o projeto desenvolvimento local.


Em seguida o Subprefeito  apresentou a Professora Sônia Castellar, coordenadora do NASCE (Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional) da Universidade de São Paulo na Zona Leste, que começou falando da exclusão geográfica   que a unidade do Butantã gerava aos moradores da zona leste, ela afirmou que apenas 4% dos estudantes da USP eram oriundos dessa região. E a criação da unidade leste surgia com perspectiva de integrar  a universidade com a comunidade, o NASCE é justamente isso,  através do Observatório Social fará um levantamento diagnóstico da população que mora na zona leste, especificamente no Itaim Paulista.


Professor Isaias, Coordenador de Educação de Itaim e São Miguel apresentou projeto do CMCT no qual é aplicado cursos de panificação e confeitaria, mecânica de autos, serigrafia e informática.  


No segundo momento do encontro, estudantes da FATEC apresentaram o trabalho de curso realizado na região, com orientação de docentes da faculdade, no qual eles visitaram micros e pequenos empreendedores e diagnosticaram que cerca de 83%não têm ou não utilizam bem recursos tecnológicos (micros, telefones, fax e outros). Armazenam de forma inadequada seus estoques e utilizam com deficiência os recursos humanos.


Sérgio Prado, arquiteto, preocupado com o meio ambiente, apresentou projetos de construções de casas e decoração de praças utilizando garrafas pets.


O encontro foi encerrado com organização de grupo para formar agenda de execução das discussões.