Encontro sobre Educação com o secretário Pinotti

31/05/2005 - SPIT

O Encontro para discutir projetos de educação ocorrido em 19 de Maio no teatro da Subprefeitura de São Miguel, reuniu o Secretario da Educação os Subprefeitos de São Miguel Sr. Samuel da Silva Junior, o Subprefeito do Itaim e Vila Curuçá Dr.Diógenes Sandim Martins, o Coordenador da Educação Professor Isaias  e a Professora Ana Quadros.

A Escola José Américo de Almeida fez abertura com apresentação da fanfarra e banda musical, em seguida  a Escola Municipal Darcy Ribeiro apresentou poesia com expressão corporal.

O Professor Isaias falou sobre a coordenadoria de educação de São Miguel e Itaim Paulista com cento e dezesseis escolas totalizando cento e dez mil alunos. E que o projeto pós-escola deverá integrá-las, unindo os alunos nos períodos fora os de horário de aulas. Falou também do CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento com cursos de serigrafia, confeitaria e panificação, informática, auxiliar administrativo, mecânica de autos e reparador de eletrodomésticos.

O Secretario Pinotti, iniciou sua fala elogiando o projeto da coordenadoria de educação de São Miguel e Itaim e parabenizando os profissionais por iniciarem a montagem do projeto do pós-escola de forma simples, mas adaptada as condições das unidades escolares, enfatizou ser este o caminho para o processo de desenvolvimento.

Falou também, do paradoxo existente na educação, o qual precisa ser desfeito, “há boas escolas, excelentes professores, uniforme escolar, transporte, merenda escolar e 31%  da arrecadação, quase 4 bilhões por ano destinado a educação e temos como produto final uma educação extremamente precária com cerca de 30% de analfabetos. Não tem cabimento ficar a responsabilidade de educar a nação, somente a cargo da escola, a sociedade não pode se demitir desse processo” falou o secretário.

Pinotti, solicitou aos professores organização do espaço e do tempo nas escolas, hoje teoricamente os alunos passam quatro horas  na escola e o resto do tempo na rua, em casa ou em ambientes que não oferecem bons valores, precisamos qualificar cada vez mais nossos alunos em consonância com os espaços onde os mesmos estão inseridos.

Comentou que hoje, fala-se muito da inclusão, mas que não basta colocar os alunos nas salas de aula principalmente os de necessidades especiais, a imprensa dialoga esta situação e obriga o estado a inserir as crianças nas salas de aula, mas é preciso ter como recebê-las, precisamos dar condições de educação continuada para os profissionais, pois o conhecimento humano se renova e quem não se atualiza ensina mal. 

Acrescentou, que há na educação uma questão a ser corrigida, a falta de professores e os professores que faltam, nada é mais prejudicial do que isso, o ensino se faz entre a ligação professor e aluno  quando falta o professor falta o ensino.   Educação se faz objetivando o aluno e respeitando o professor, melhorando a qualidade de ensino só assim estaremos proporcionando o desenvolvimento para o país.

O Subprefeito de São Miguel, o Engenheiro Samuel da Silva Junior disse que a exposição do secretário contempla diversos fatores e dava sentido ao encontro. Nos últimos anos a educação teve avanços significativos, contemplação pelo fundef, maior freqüência em sala de aula, valorização dos profissionais da educação, maior número de pessoas com ensino médio, através das tele-salas e ensino supletivo.

Para o nível de ensino que compete ao município, o grande desafio é dar  qualidade e o pós-escola atende muito bem, criando espaço de integração e permitindo maior sensibilidade para aprender mais.

Já o Subprefeito do Itaim, Dr. Diógenes falou na satisfação em sensibilizar a sociedade civil para parceria contra a grande cruzada em prol da infância e adolescência, e o projeto pós-escola, evoca e propõe compromisso de toda sociedade para mudar o que hoje vivemos.

Na oportunidade o Subprefeito entregou ao secretário o projeto para implantação da unidade II do CMTC no Itaim Paulista, com proposta de início das atividades para agosto deste ano, começando com os cursos de panificação, mecânica e informática.

Foi dada a palavra para as pessoas da plenária, o primeiro a se manifestar foi o Sr. Luiz Abel membro da Associação Comercial e do sindicato dos despachantes de São Paulo, o qual, se colocou a disposição das Subprefeituras para execução dos projetos e ainda, propõe para grade curricular ou para o pós-aula a inserção da disciplina de trânsito para crianças desde a pré escola.

Lucia Ana Badra, da Escola de Inglês Skill, propõe a integração do ensino de inglês e espanhol em conjunto com a temática da cidadania e derrubando o muro entre as classes sociais.

Edeval Landim, expôs sobre a Companhia Curuçá que a mais de trinta anos fez doações de áreas à Prefeitura e ao estado e estas áreas nunca foram utilizadas e que talvez as mesmas poderiam compor os projetos ora apresentados.

Representando o Banco do Brasil, o gerente do Posto de Serviços da Subprefeitura de São Miguel afirmou que a instituição bancária trabalha com intenção no compromisso social e se coloca a disposição para colaborar com os projetos. 

A gerente Srª Márcia do banco Banespa, disse que a instituição também está voltada para a parceria social.

Pinotti finalizou a reunião, dizendo tratar-se de reunião de trabalho e despachou os documentos recebidos para o Coordenado Professor Isaias dar prosseguimento às propostas.