Ato emblemático marca ação de Zeladoria na Avenida Inajar de Souza

O local recebeu diversas ações referentes ao programa, como podas, pinturas de meio fio e coletas de lixo

No sábado (18/2), no cruzamento da Av. Inajar de Souza com a Av. General Penha Brasil, a Praça Victorio Finzetto foi palco da 8ª Ação de Zeladoria. O local recebeu diversas ações referentes à zeladoria, entre os procedimentos realizados, foram feitas podas, pinturas de meio fio, coletas de lixo e de resíduos volumosos, como móveis e entulhos descartados irregularmente nas calçadas e praças, varrição, clareamento e limpeza de praças, lavagem da ciclofaixa, operação tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo e bueiros, conservação de espaço e patrimônio, instalação de câmeras e lixeiras, recuperação de semáforos e instauração de postes de luz. Está programada a instalação de pontos de entrega voluntária de recicláveis (PEVs) e ações de educação ambiental que incentivem o descarte correto de resíduos.

Para o Prefeito Regional a ação é “emblemática”, pois a limpeza e a recuperação da via é fazer encurtar as distâncias sociais. “Não estamos falando de uma ação isolada, mas de um Programa de Governo que atende aqueles que mais precisam. Recuperar a autoestima dos moradores e, com transparência, fazer todos os serviços de zeladoria urbana que a Avenida Inajar de Souza precisa”.

Ao longo da semana que antecede o Carnaval, serão sete dias de muito esforço e dedicação, o programa intensificará o serviço de limpeza nos sete quilômetros de extensão da via, que registra 40 pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho. As ações estão concentradas principalmente nos dois quilômetros finais, onde a degradação da via é mais crítica. No total, a operação contará com o trabalho de 910 pessoas e 182 veículos e equipamentos, incluindo duas varredeiras mecanizadas. A via acompanha em toda sua extensão o leito do Córrego Cabuçu de Baixo. Para melhorar a drenagem da região, 487 bocas de lobo passarão por limpeza. Haverá atuação de 20 equipes de desobstrução e conserto de galerias. Vinte praças serão revitalizadas com capinagem, poda de árvores, limpeza e manutenção de mobiliário. São quatro equipes de jardinagem, duas de poda e mais nove para pequenos consertos, em estruturas como calçadas e muretas. A Eletropaulo realizará a poda de 87 árvores que estão próximas da fiação elétrica.

A via receberá ainda os serviços de duas equipes de tapa-buraco e passará por manutenção dos semáforos, das faixas de pedestre e de placas de trânsito. A Companhia de Engenharia de Tráfego atuará na região com 93 operadores, 55 viaturas 2 guinchos. A iluminação passará por vistoria e manutenção, com uma equipe de 20 pessoas. Todos os trabalhos da operação serão acompanhados por 16 profissionais de assistência social.

A ação foi marcada pela presença de grande público e autoridades, entre as quais, além de , o Prefeito Regional de Freguesia/Brasilândia, - parceiro na ação, o Prefeito interino e seus secretários, parlamentares, entre outras autoridades. Todas as semanas, o programa de zeladoria promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.