19 de novembro Dia "D" contra a dengue

A Subprefeitura Casa Verde se une às equipes da Saúde para alertar a população e combater o mosquito causador da doença

A Subprefeitura Casa Verde e a quipe regional da UVIS - Vigilância Sanitária fazem  um mutirão  de alerta nesse sábado - dia 19 de novembro -   junto ao Córrego Água Preta, na Cachoeirinha, mas os cuidados devem  ser  tomados em toda a cidade. A ação de alerta vai acontecer  nas ruas Oliveira Martins e Odassy Mazzali. Os agentes deverão visitar as casas enquanto  a equipe de zeladoria fará a limpeza das margens. Ao final equipe do  Cata Bagulho passará para o recolhimento  do que  for descartado pelos moradores. 

Com a proximidade da temporada das chuvas, cresce a preocupação com  o mosquito  Aedes aegypti   que se reproduz em água parada  Por isso, é importante manter o ambiente limpo e evitar água parada.
Todos devem cuidar de suas casas e locais de trabalho, eliminando qualquer ambiente que possa favorecer o desenvolvimento do mosquito, pois os ovos dele podem sobreviver por um ano fora d´água até encontrar as melhores condições para se desenvolver.  

O que fazer?

Tampar  todos os reservatórios de água (caixas, cisternas, piscinas)

-  Não deixar água parada exposta em vasos, pneus, garrafas, bacias e baldes 

-   O lixo deve estr sempre bem acondicionado  em sacos ou  depositado em recipentes fechados

-   Limpar calhas e cobrir os ralos 

-   Atenção as bandejas  externa e coletoras dos refrigerados e aparelhos de ar condicionado. 

Sintomas  da dengue 

As manifestações  são váriáveis.   A Dengue pode apresentar formas assintomáticas,   graves e até  fatais. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, prostração, diarreia, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo que podem ser acompanhadas ou não por coceira. Pessoas de todas as idades são igualmente suscetíveis, no entanto, os idosos apresentam o maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar a óbito.  

FIQUE DE OLHO!  Proteja  sua família, seus vizinhos e amigos.