“Ter amigos que também são pessoas com deficiência auditiva foi fundamental para o meu processo” diz Alex Oliveira, estagiário do CMPD

A importância da inclusão no mês em que celebramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 Explorar o desconhecido sempre reserva surpresas para as pessoas, especialmente quando se deparam com algo fora do habitual. Essa experiência, seja ela positiva ou negativa, não impede que continuemos a levar uma vida normal e tranquila. Descobrir uma deficiência, muitas vezes, se revela um desafio para as pessoas, pois enfrentam a complexidade de lidar com uma situação inusitada, o que pode desencadear dificuldades na aceitação. Contudo, para o Alex não é um problema, ele ressalta que ter pessoas ao seu redor que te apoiam traz uma sensação única, pois te ajudam nas suas dificuldades, descobertas e principalmente na inclusão .

Conheça Alex Oliveira, de 33 anos, que é estagiário de Serviço Social no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Durante um longo período, negligenciou os sinais de comprometimento de sua audição. Contudo, chegou o momento em que não podia mais ignorar essa questão crucial. Ao consultar um médico, descobriu que seus ouvidos estavam seriamente afetados. Agora, ele compartilha conosco o processo de descobrimento de sua deficiência.

“Eu descobri a minha perda auditiva já faz 3 anos, e foi uma grande surpresa pra mim! Pois eu já vinha de uma pequena perda auditiva ao longo dos anos, porém, eu imaginei que fosse algo normal, que se resolvesse apenas com uma lavagem, mas eu estava vendo que estava cada vez mais perdendo a minha audição, até que em um exame que realizei, vi que estava tendo perda de auditiva dos dois lados, um severo e o outro moderado, foi aí que eu percebi que me tornei uma pessoa com deficiência”.


                                                                               Alex Oliveira, estagiário do CMPD.

“Primeiramente você sempre deve fazer exames periódicos, conhecer o seu corpo e caso perceba algo errado com sua audição, é muito importante uma consulta ao médico para que ele possa ajudar a descobrir o que há de errado. No meu caso, após algum tempo, em um exame médico eu descobri que tenho um tímpano totalmente rompido, devido isso, vai chegar um momento que minha perda auditiva vai se estendendo até chegar ao ponto de eu ficar totalmente surdo”.

Pessoa com Deficiência

“Eu me sinto como qualquer outra pessoa, não tenho nenhum problema, só afeta me afeta um pouco o fato de eu perder algumas coisas em conversas, mas foi algo tranquilo.
Foi uma surpresa pra mim, mas não foi difícil (descobrir que é uma pessoa com deficiência), o processo de aceitação foi super tranquilo, me senti incluído, tenho diversos amigos que são possuem deficiências e ter amigos que também são deficientes auditivos foi fundamental para o meu processo, foi uma inclusão real”.

Diferença entre deficiência auditiva e surdez


A diferença entre deficiência auditiva e surdez é significativa. A deficiência auditiva descreve uma variação na capacidade auditiva, que pode ser de leve a severa, enquanto a surdez se refere a uma perda total ou quase total de audição. Ambas as experiências podem afetar a comunicação verbal, mas a intensidade da perda auditiva determina se a pessoa é surda ou deficiente auditiva. Você pode nascer com ambos, ou adquirir ao longo da vida por diversos fatores. A forma de comunicação não é um problema, pois há diversas maneiras de manter contato, como : leitura labial, língua de sinais, etc..

Atuação da Prefeitura de São Paulo para pessoas surdas

Central de Intermediação em Libras (CIL)
Serviço realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.


Modalidades de Atendimento
Online - os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tablets Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Download do aplicativo para Android
Download do aplicativo pela Apple
Atendimento pelo site

Os serviços disponíveis são: orientações do COVID-19, o aplicativo tem outros serviços. São eles: Emergências (Polícia 190, SAMU 192, Bombeiros 193), Segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento a Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos, Serviços ( SP156, Procon e INSS).

Navegação Patrocinada – Baixe o APP você não consome seus dados!

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), assinou no dia 26 de setembro de 2019, um contrato de navegação patrocinada com as quatro grandes operadoras de telefonia (Claro, Vivo, Tim e Oi) para a Central de Intermediação em Libras (CIL).
A iniciativa é inédita no Brasil e, a partir dela, usuários surdos da CIL, e servidores públicos municipais, não mais utilizarão seus pacotes de dados para o uso do aplicativo. Trata-se de uma medida de impacto junto aos usuários mais carentes, tendo em vista que a utilização desse recurso via celular consome, em média, 100Mb por videochamada, o que representa um impedimento para a ampliação do uso da CIL.

Além de atender demandas da comunidade surda, a iniciativa também foca nos servidores públicos municipais, que poderão baixar o aplicativo em seus smartphones e usá-lo quando tiver que atender um munícipe que só se comuniquem em Libras.

Horário de Atendimento

Disponível para atendimento durante 24 horas por dia nos 7 dias da semana.
EQUIPAMENTOS PÚBLICOS - PAP - CIL

Fonte : Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.