Novos conselheiros do CMPD são eleitos no XXV Encontro Paulistano

Confira quem são os conselheiros eleitos para o próximo biênio

O XXV Encontro Paulistano é um momento em que o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência presta conta de suas atividades e quando, a cada dois anos, há uma nova eleição do corpo de conselheiros e suplentes. O evento foi realizado nos dias 8 e 15 de agosto no Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), ratificando o processo de participação social na formulação e acompanhamento das políticas públicas municipais direcionadas às pessoas com deficiência.

A manhã do dia 8 de agosto começou com o credenciamento dos participantes e um café da manhã. Em seguida, teve início a abertura oficial do encontro com uma palestra do secretário adjunto municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida , Tuca Munhoz, cujo tema foi a mobilidade urbana da cidade de São Paulo e a inclusão da pessoa com deficiência.

"Todas as pessoas podem, devem e têm o direito de usufruir do espaço urbano. Lutando por isso nós possibilitamos construir a universalização, ou seja, o acesso de todas as pessoas à cidade e, no nosso caso, de todas as pessoas com deficiência", afirmou o secretário.

Na sequência, o presidente do Conselho, Gilberto Frachetta, fez um balanço e uma avaliação das atividades desenvolvidas pelo CMPD durante o último biênio. Entre a prestação de contas, Gilberto esclareceu que "neste ano foram realizadas todas as plenárias mensais e mais duas plenárias extraordinárias. Também aconteceram plenárias temáticas como o GT de Cultura, Esporte e Lazer, que fez uma visita ao Parque do Jaraguá”.

O presidente destacou ainda a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve como foco a transversalidade e os desafios da implementação das políticas pública para as pessoas com deficiência. “Essa conferência foi muito importante porque tratou dos os direitos das mulheres, do grupo LGBT, das crianças e deu espaço para discutirmos as pautas específicas de cada um desses segmentos”, relatou Gilberto.

Agradecimentos à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, aos funcionários do conselho, aos conselheiros e a todos que participaram das plenárias e demais eventos promovidos pelo CMPD finalizaram a fala do presidente.

No período da tarde, todos os conselheiros e seus suplentes puderam apresentar suas contribuições ao longo da gestão. Por fim, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem fazer questionamentos para os conselheiros e expor críticas e propostas para o próximo biênio.

A segunda etapa do Encontro Paulistano, realizada no dia 15, iniciou com a definição da Comissão Eleitoral para orientar as votações da nova gestão do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Em seguida, todos os candidatos se apresentaram e relataram como pretendiam atuar no Conselho. Durante as suas falas, Gilberto Frachetta, Maria de Fátima Silva Lima e Edgar Silva Netto retiraram a suas candidaturas.
Após a exposição de todos, foram realizadas e, posteriormente, apuradas as votações. Para gerir o Conselho no próximo biênio, foram eleitos sete conselheiros e sete suplentes da sociedade civil, representando tipos de deficiência, além de vagas livres. São eles:

Deficiência Auditiva
Cláudia Sofia Indalecio Pereira - Titular
Cláudio Sousa Meneses - Suplente

Deficiência Física
Sandra dos Santos Reis - Titular
Rosemeire Cicera de Oliveira Benedito - Suplente

Deficiência Visual
Ana Cláudia Domingues - Titular
Eulália Alves Cordeiro - Suplente

Deficiência Intelectual
Alan Souza do Nascimento - Titular (Será representado por Silvana Souza do Nascimento)
Camila Rocha Vale - Suplente

Deficiência Múltipla
Larissa Pereira de Souza - Titular (Será representada por Gersonita Pereira de Souza)
Sara Nunes Moreira - Suplente (Será representada por Iraci Nunes Moreira)

Vagas Livres
Manoel Bonfim Barros - Titular
Rivaldo Aparecido Pereira de Lima - Titular
Clarice Kammer Patrício - 1º Suplente
Carlos Alexandre Campos - 2º Suplente