Plenária de Julho dá continuidade à discussão sobre o PL520/2008

Além do Projeto de Lei, o Encontro Paulistano também foi pauta do evento

A Plenária Mensal de Julho foi realizada no último sábado, dia 04, na Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ). O texto final do Projeto de Lei 520 e o Encontro Paulistano foram algumas das pautas debatidas no evento.

Antes mesmo dos informes que habitualmente iniciam a Plenária, o presidente do Conselho, Gilberto Frachetta, descreveu o ambiente e a sua dinâmica para que as pessoas com deficiência visual presentes pudessem criar em sua mente o espaço em que foi realizada a reunião. Em seguida, a conselheira Luciene Ferreira de Sousa convidou os presentes para participar da atividade organizada pelo GT de Cultura, Esporte e Lazer, que acontecerá no dia 18 de julho no Parque Estadual do Jaraguá.

Entre os informes dos conselheiros, Manoel Barros trouxe notícias sobre a luta pela habitação e Gersonita Pereira de Souza fez um pequeno balanço sobre a Conferência Municipal de Saúde. Por fim, Gilberto Frachetta explicou que “o Conselho, juntamente com a SMPED, colocaram à disposição de todas as pessoas com deficiência, que queiram ser candidatos a Conselheiros no Encontro Paulistano, um curso de formação. Este curso será ministrado pela professora e doutora Eliana Aquino Correia”. As aulas acontecerão nos dias 27, 29, ou 31 de julho, de tal modo que o interessado deve escolher apenas um desses dias para a realização do curso. Após todos os informes, teve início um momento chamado “Palavra Livre”, no qual todos os participantes puderam expor suas opiniões e idéias sobre assuntos relevantes à Plenária.

Durante a reunião, também foi possível inscrever-se para o XXV Encontro Paulistano, que será realizado dias 08 e 15 de agosto. Gilberto informou que o regulamento do evento já está disponível no site do Conselho, assim como a ficha de inscrição. Alguns participantes afirmaram ter dificuldade para se inscrever e reclamaram do pequeno prazo para inscrição, que se encerra no dia 19 de agosto. O presidente do CMPD pediu para que estas pessoas entrem em contato com o Conselho para receber orientações sobre o processo de inscrição e afirmou que a intenção é a de facilitar ao máximo a participação de todos.

A Plenária continuou com a leitura da minuta do Projeto de Lei 520/2008, que altera a estrutura do Conselho. Após discussões sobre o texto, os presentes aprovaram a minuta, pois considerou que não houve alteração em seu conteúdo e delegou ao grupo de trabalho a função de corrigir questões jurídicas e ortográficas.

 

Fotos - crédito: divulgação/CMPD

1. Informes do Conselheiro Manoel

2. Informe da Conselheira Gersonita

3. Participantes da Plenária

4. Momento "Palavra Livre"