Curso orienta funcionários de espaços culturais a lidarem com pessoas com deficiências

O curso integra o programa “Sem Barreiras na Cultura”

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) lançou um curso para orientar gestores, produtores e funcionários de espaços culturais da cidade de São Paulo sobre o relacionamento com pessoas com deficiência. A intenção é evitar o preconceito, condutas paternalistas e constrangimentos, criando um ambiente de convivência normal.

As primeiras edições do curso foram ministradas a funcionários do Museu da Casa Brasileira, da Cinemateca e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O programa apresenta adequações necessárias para transpor as barreiras arquitetônicas e atitudinais de acessibilidade a museus, teatros, salas de espetáculos e demais espaços culturais da administração pública.

A primeira etapa do curso inclui vistoria e orientações técnicas realizadas por arquitetos da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) tendo como foco a acessibilidade arquitetônica. A segunda consiste em sensibilizar os funcionários para aperfeiçoar o atendimento, utilizando situações do cotidiano, como auxiliar um cego com seu cão-guia, empurrar uma cadeira de rodas ou atender um surdo numa lanchonete.

A terceira etapa é realizada por meio de reuniões com os gestores e administradores do espaço. Nessa fase, são apresentados alguns recursos de tecnologia assistiva, como equipamentos de audiodescrição e a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O curso integra o programa “Sem Barreiras na Cultura”. Os espaços culturais interessados em receber as aulas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e agendar uma visita da equipe pelo telefone 3113.8000.