Plenária Mensal de Maio discute a importância da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Além da homenagem aos dias das mães, encontro contou com diversos profissionais para debater sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiência

O país enfrenta atualmente uma grave crise econômica, que por sua vez afeta também o mercado de trabalho, deixando milhões de pessoas desempregadas. Nesta temática, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP) realizou sua plenária mensal no último sábado, dia 7 de maio, cujo tema abordado foi o mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Palestrantes de diversas instituições estiveram presentes para discutir sobre o assunto, relatando as dificuldades que pessoas nesta situação encontram para serem aceitas pelo mercado, além de ressaltarem a importância da inclusão e integração nas empresas. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.

A reunião teve inicio às 14h e contou com a presença de representantes de diferentes setores, como o procurador Regional do Trabalho, Ramon Bezerra dos Santos,o Coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/SP, José Carlos do Carmo, a representante do Centro de Atendimento ao Trabalhador- CAT, Luciana Cavalcanti e a representante do Instituto de Oportunidade Social-IOS, Arielle Guedes.

Para o Coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/SP, algumas empresas ainda enxergam candidatos com deficiência com um olhar de discriminação. “O preconceito é muito grande, não só com pessoas com deficiência, mas com vários grupos sociais. Cabe a cada um de nós sabermos lidar com nossas diferenças e conviver com todos os direitos e dignidade que merecemos”, afirmou.

De acordo com o procurador Regional do Trabalho, Ramon Bezerra dos Santos, a falta de contratação de pessoas com deficiência também acontece por problemas estruturais encontrados nas próprias empresas. “É preciso deixar o ambiente de trabalho adequadamente acessível”, relatou.

Quem acompanhou a plenária também destacou a atual situação das contratações de pessoas com deficiência nas empresas. “Em alguns setores está excelente, mas para quem precisa de um cuidado especial, o mercado está ruim”, afirmou Ereci.

Durante o evento foi aberto aos participantes o envio de perguntas aos palestrantes e logo após, foram anunciados os informes do CMPD pela presidente Gersonita Pereira de Souza e uma homenagem em vídeo ao dia das mães encerrando a reunião.