Prefeitura de São Paulo realiza Workshop com objetivo de obter a certificação ABNT ISO para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis

SMIT e SEGES se unem na organização do evento no Edifício Matarazzo

No dia 26 de março a cidade de São Paulo através da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e a Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) realizaram um Workshop sobre o Projeto de Certificação nas Normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123 para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis.
Com o intuito de sensibilizar e promover a importância do projeto, o evento realizado no auditório do edifício Matarazzo, contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário adjunto da SMIT, Humberto de Alencar, e da secretária da SEGES, Marcela Arruda.

                                                                                                       Fotografia: Marcello Zambrana

BENEFÍCIOS PARA O MUNICÍPIO

As certificações ABNT NBR ISO, auxiliam as cidades a identificar indicadores e implementar políticas de cidades inteligentes para responder a desafios como rápido crescimento populacional e instabilidade econômica e política, mudanças climáticas, melhorando, fundamentalmente a maneira como engajam a sociedade. Ajudam também a aplicar métodos de liderança colaborativa, trabalhar em várias disciplinas e sistemas da cidade, usar informações de dados e tecnologias modernas para oferecer melhores serviços e qualidade de vida às pessoas da cidade (residentes, empresas e visitantes). Auxiliam as cidades a alcançar, de forma mais eficaz, um ambiente de vida melhor, onde políticas, práticas e tecnologias inteligentes sejam colocadas ao serviço dos cidadãos, permitindo atingir suas metas ambientais e de sustentabilidade de maneira mais inovadora, além de identificar as necessidades e os benefícios da infraestrutura inteligente. Facilitam a inovação e o crescimento, com o objetivo de construir uma economia dinâmica e inovadora, pronta para os desafios do amanhã.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância de acompanhar e analisar dados para embasar políticas públicas de forma assertiva: "Eu não consigo imaginar nenhuma gestão, nenhuma política pública eficiente sem se ter os comparativos. Não se gerencia o que não se mede. Impossível.” – afirmou.

O secretário adjunto Humberto de Alencar destacou a prática existente na prefeitura de associar políticas públicas aos indicadores, evidenciando a maturidade da gestão municipal nesse aspecto:

“Chegar à prefeitura e verificar que já existem 600 indicadores utilizados pela administração, o que mostra existir tais estratégias de medição e acompanhamento constante, como parâmetros para orientar as ações de cada secretaria no enfrentamento dos desafios dos serviços prestados à população e no cuidado com a cidade e seus cidadãos. A existência desta cultura, tem facilitado o trabalho inicial deste processo de certificação, demonstrando, aos órgãos certificadores, a maturidade da prefeitura de São Paulo, no que diz respeito a estas melhores práticas. Passa também a ser um reconhecimento de que seus gestores estão alinhados com tais padrões e métricas internacionais.” – destacou.

Segundo a ABNT, a integração da cidade com os 276 indicadores, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é crucial para o bom funcionamento dos serviços urbanos e para a melhoria da qualidade de vida. A Secretária Marcela Arruda explicou que não há obrigatoriedade para que um município obtenha certificação nessas
normas, mas o passo dado por São Paulo demonstra seu compromisso com a qualidade e transparência na gestão pública.

PARCEIROS IMPORTANTES

O evento também contou com a presença de representantes renomados, como Antônio Carlos, Diretor da ABNT, Erick Sobreiro, da Gartner, Carlos Frees da Smart Free’s e Jeferson Cheriegate, Presidente do PIT - Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, este último responsável pela condução dos processos de certificação nas normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123 junto ao município de São José dos Campos nos anos de 2022, 2023
e 2024, de Pindamonhangaba nos anos de 2023 e 2024 e agora, através da parceria firmada, conduz o processo junto à cidade de São Paulo.

O presidente do PIT destaca a importância das entidades internacionais de certificação, incluindo a ABNT, que se propõem a uma abordagem holística e integrada para o desenvolvimento sustentável, que inclui indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, indicadores para cidades inteligentes e indicadores para cidades resilientes:

O grande beneficiado da certificação de São Paulo serão os paulistanos, que verão políticas públicas voltadas à melhoria de qualidade de vida de toda a população se tornarem perenes e em constante melhoria, afinal, uma certificação ABNT de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis não é um prêmio, mas sim a inauguração de um processo de melhoria contínua.” Pontuou.

Este foi um passo importante para a capital paulista, conhecida nacionalmente como a cidade da tecnologia, na trilha do desenvolvimento do município e no compartilhamento das informações entre as cidades para que tenham uma troca de experiências e de aprendizado através de indicadores padronizados mundialmente, consistentes e comparáveis ao longo do tempo.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br