Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia lança Chat SP 156

Ferramenta visa facilitar os serviços para os cidadãos por meio de inteligência artificial com respostas rápidas

 

A inteligência artificial, lançada na manhã desta terça-feira (10), foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia para modernizar e digitalizar os serviços públicos de forma rápida e eficiente. A ferramenta nada mais é que um robô (chatBot), que funciona ligado ao aplicativo de mensagens do Whatsapp.

Em fase inicial, o chat conta com onze serviços de ajuda ao cidadão, desde denúncia de violência doméstica, serviços de proteção animal, operação tapa buraco, entre diversos outros assuntos que podem ser solicitados. Até abril do ano que vem, o chat contará com mais de 600 serviços para o cidadão.

De acordo com o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Delegado Bruno Lima, o chat servirá para facilitar a vida do cidadão paulistano, uma vez que o serviço estará disponível na palma da mão de cada pessoa, sem a necessidade de ir até um local fixo resolver um problema:

“Um exemplo de um dos serviços oferecidos, é a opção de denúncia de violência contra a mulher. A vítima que se sentir violentada, seja por qualquer maneira, terá a ferramenta na palma da mão para fazer a denúncia. Por traz do chat, existe toda uma inteligência artificial que conta com criptografia única, que auxiliará e encaminhará, de forma segura e sigilosa, para a solução do problema”

                Fotos da coletiva de imprensa do Chat SP 156

Este é apenas o exemplo de um serviço, de uma vasta cadeia de facilidades que está disponível para o cidadão.

O acesso é simples. Basta adicionar o número 11 3230-5156 no WhatsApp e mandar uma mensagem. Apenas a conversa com o robô em si não gera protocolo de atendimento; mas caso preencha e conclua uma solicitação, o cidadão receberá um protocolo de atendimento normalmente, podendo acompanhar o andamento da solicitação dentro do próprio Chat SP156. Além disso, o cidadão poderá solicitar o atendimento humano. Não é necessário nenhuma senha para acessar o chatbot, porém, para solicitar alguns serviços como adoção de cães e gatos é necessário estar cadastrado no SP156.

Confira a lista de serviços na fase inicial:

Tapa-Buraco

Adotar cães e gatos 

Baixas Temperaturas - Solicitar atendimento social

Denunciar violência contra mulher 

Denunciar racismo 

Árvore - Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção 

Entulho e grandes objetos em via pública - solicitar remoção 

Solicitar remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública 

Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita 

Foco de dengue - Solicitar vistoria de local com água parada 

Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da SMIT

inovacao@prefeitura.sp.gov.br