Agosto Lilás: Portal SP156 da Prefeitura de São Paulo promove campanha que visa à conscientização e combate a violência contra a mulher

Durante o mês de agosto o portal de acesso para os cidadãos na internet é personalizado com a cor lilás, como forma de oferecer apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.

O portal SP156, canal de atendimento na internet responsável pela aproximação do munícipe com a Prefeitura de São Paulo por meio de solicitações de demandas, realizou alterações em sua plataforma. Em uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar e informar a população, o portal foi alterado predominantemente para a cor lilás, a qual representa a luta contra a violência doméstica e estará personalizado até o final do mês de agosto.

A campanha “Agosto Lilás” é uma maneira de estabelecer a solidariedade de todos os cidadãos que acessarem o portal em busca de alguma das cartas de serviços disponíveis, solicitáveis ou informativos, e dessa forma enfatizar a importância da denúncia caso o munícipe presencie situações de violência física e/ou moral, psicológica e patrimonial, por ser mulher.

Os canais de atendimento do SP156 (telefone e portal) registraram, em média, 50 solicitações por mês, de denúncias relacionadas à violência contra a mulher, que podem ser realizadas pela própria vítima ou uma pessoa que presencie situações de violência. Quando a solicitação é realizada via portal, é necessário preencher um formulário, informando horário, local e envolvidos do ocorrido, logo após a denúncia é encaminhada a uma equipe técnica responsável por encaminhar a queixa a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), na qual toma as medidas cabíveis.

O “Agosto Lilás” tem a finalidade tornar o lilás a cor da esperança, da solidariedade e do respeito, guiando-nos rumo a um futuro mais seguro para todas as mulheres.

Caso presenciar ou sofrer algum tipo de violência, denuncie via portal ou central de atendimento 156. Nas situações em que a ocorrência de violência for em tempo real, acione a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 190 e registre o Boletim de Ocorrência no Distrito Policial mais próximo.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br