Descomplica Cidade Tiradentes celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americanas e Caribenhas com atividades especiais

Celebrando e promovendo a força e a resistência das mulheres negras em oficinas e palestras

Neste dia 25, celebramos o dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha. Uma data de extrema importância para reconhecer as contribuições, lutas e conquistas das mulheres negras dessas regiões.

Essa data foi instituída em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Desde então, se tornou um marco para destacar a resistência e a luta das mulheres negras contra o racismo, o machismo e outras formas de opressão.

A importância dessa conquista está em dar visibilidade às experiências e vivencias das mulheres, que historicamente foram marginalizadas e inviabilizadas. Uma oportunidade para reconhecer suas contribuições nas áreas da cultura, politica, ciência, arte, entre outras, e valorizar sua força e resiliência diante das adversidades.

É uma oportunidade para promover o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento da sonoridade entre elas, buscando construir uma sociedade mais justa e igualitária. Como isto, o comitê da diversidade da unidade Descomplica Cidade Tiradentes, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, promove a valorização das mulheres através de atividades planejadas, com oficinas especiais e palestras nos dias 24, 26 e 31 de julho.

No dia 24, tivemos a honra de receber a ativista e líder social Ana Rita, que irá conduzir uma oficina de confecção de bonecas abayomi. Essa atividade é uma oportunidade única para aprender sobre a importância cultural e histórica dessas bonecas para as mulheres negras.

No dia 26, teremos uma oficina e palestra com Lais, trancista e integrante do projeto Meu Mukuña. Ela irá compartilhar a importância das tranças para as mulheres, abordando aspectos culturais, estéticos e identitários.

E no dia 31, será uma palestra com o Centro de Referência à Promoção da Igualdade Racial, que irá abordar questões relacionadas à igualdade racial e a importância de promover a diversidade em nossa sociedade.

Convidamos a todos a participarem dessas atividades e aproveitarem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a importância desse dia, sobre a cultura e vivências das mulheres negras latino-americanas e caribenhas. Juntos, podemos promover a igualdade e valorizar a diversidade em nossa comunidade.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br