Caçambas irregulares são retiradas das ruas

Em mais uma ação de apreensão de caçambas, o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) retirou, no último sábado (18), 34 caçambas em situação irregular estacionadas em vias públicas. A operação ocorreu das 8 às 17 horas em ruas das Subprefeituras de Santo Amaro, Pinheiros, Vila Mariana, Jabaquara e Sé.

A ação contou com nove agentes vistores, dez caminhões poliguindastes, carros de apoio e a participação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

O objetivo da ação, que deve ocorrer em outras regiões, é acabar com as caçambas irregulares e fazer com que as empresas se cadastrem no Limpurb atendendo ao decreto nº 46.594/05 que regulamenta a coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos de construção civil.

Os agentes de Limpurb trabalham em conjunto com outros órgãos da Prefeitura. Vistoriam as ruas durante o dia, fazem um mapeamento dos locais em que há caçambas irregulares e atendem as denúncias feitas por munícipes e pela CET. Com posse de todas as informações, programam as apreensões. Prova disto foi o aumento de aproximadamente 70% de caçambas apreendias entre 2007 (249 caçambas) e 2008 (802).

De janeiro até o mês de junho deste ano o Limpurb recolheu 274 caçambas em situação irregular e aplicou 794 multas, que variam de R$ 250 a R$ 1,2 mil.

A maior parte das caçambas apreendidas estava com cadastro vencido, outras estacionadas sobre a calçada e sem sinalização. Os proprietários dos equipamentos recolhidos ficam sujeitos ao pagamento de multas, bem como das despesas relativas à apreensão (transporte e estadia) e regularização do cadastro. Para denunciar caçambas irregulares é só ligar nos telefones do Alô Limpeza 3397-1723 e 3229-3666 ou na Central de Atendimento da Prefeitura 156.

 

Como contratar empresas regularizadas?

Como forma de evitar que o entulho gerado em grandes construções ou mesmo em pequenas reformas vá parar dentro de córregos, vias públicas ou aterros clandestinos, as pessoas devem contratar os serviços de empresas regularizadas. A relação está disponível no site http://www.limpurb.sp.gov.br/.

No ato da contratação as pessoas devem, além de verificar se a caçamba está devidamente sinalizada, solicitar um comprovante do aterro onde a empresa costuma levar o entulho recolhido.
Outra forma de obter informações das empresas ou mesmo denunciar irregularidades é através do telefone da Central de Atendimento 156 ou pelo e-mail limpurbses@sac.prodam.sp.gov.br.

Caso o volume de resíduo de construção civil não ultrapasse 1 (hum) metro cúbico, as pessoas podem destinar este material em um dos 36 Ecopontos existentes na cidade. A relação pode ser obtida no site WWW.limpurb.sp.gov.br. Em 2008, foram recolhidos mais de 51 mil metros cúbicos de material (entulho, móveis velhos, grande objetos e material reciclado).