Prefeitura realiza o 24º Fórum Técnico de Tecnologia das Informação e Comunicação – Programa de Transformação Digital da Cidade de São Paulo

O Fórum reúne, por meio de sua Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, iniciativas para explorar o potencial da inovação tecnológica para criar novas oportunidades de gestão e de prestação de serviços.

Realizado pela primeira vez de forma híbrida, o 24º Fórum Técnico de TIC foi realizado presencialmente no dia 05 de outubro de 2022 no auditório da Secretaria Municipal das Subprefeituras, localizado no edifício Martinelli e de forma virtual pelo Microsoft Teams.

O objetivo do evento é se reunir periodicamente para discutir e propor ações sobre temas estratégicos e transversais. Estiveram presentes no local 23 servidores e cerca de 50 acompanharam de forma virtual.

O evento, que teve início com a apresentação do coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Tomiatto, apresentou as diretrizes do decreto municipal Nº 61.718/2022 que instituiu o Programa Municipal de Transformação Digital.

No Fórum, foram abordados os conceitos principais do decreto, divididos em cinco partes: Capacidades Internas, Plataforma de Governo Digital, Serviços Digitais, Direitos dos Usuários, Interoperabilidade e Dados. Para finalizar, foi apresentada a estratégia adotada e os marcos temporais definidos até o momento.

Marcelo Antonelli, gerente de agilidade e projetos da Prodam realizou uma explicação detalhada sobre o decreto municipal Nº 60.663/2021 que instituiu o Cadastro Base de Pessoas, os Cadastros de Uso Geral, o “Login Único” e o Comitê Central de Governança de Dados, pontos fundamentais do Programa de Transformação Digital.

No Fórum, foram abordadas as diretrizes sobre os dados dos cidadãos da cidade de São Paulo, além de analisar os desafios e benefícios que a unificação proporciona. Em seguida, foi apresentada a solução que deve ser implementada, detalhando pontos como as bases centralizadas, a entrada única, os convênios e as regras para compartilhamento dos dados.

Marcelo Antonelli também abordou o plano de trabalho, cenário final esperado e o cronograma elaborado até o momento da apresentação, esclarecendo dúvidas dos presentes. Por último, o Diretor do Departamento de Gestão e Governança de TIC da SMIT, Rafael Neves fez os agradecimentos, passando informes sobre o diagnóstico de TIC 2022, Planos Diretores Setoriais de TIC de 2023 e do programa permanente de capacitação.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br