Região Central ganhará mais um Ecoponto

A Prefeitura segue com o processo de ampliação da rede de Ecopontos na Capital com a instalação de mais uma unidade do serviço na região central. O Ecoponto Armênia, localizado na Rua General Carmona, irá contribuir para o aumento da oferta para o descarte de entulho e volumosos aos moradores da região.


A Prefeitura de São Paulo segue com o processo de ampliação da rede de Ecopontos na Capital. Na manhã desta quinta-feira (7/7), o prefeito de São Paulo vistoriou as obras do Ecoponto Armênia, localizado na Rua General Carmona, s/n°, no Bom Retiro. Com inauguração prevista ainda para o mês de julho, o equipamento irá contribuir para o aumento da oferta para o descarte de entulho e volumosos aos moradores da região central da Cidade, que já conta com as unidades Liberdade e Glicério.

“Temos uma meta bastante ambiciosa com relação aos Ecopontos. Temos 42 unidades em operação na cidade de São Paulo e 37 em fase de implantação. Esse aqui de Armênia é um dos 37. Quando esses estiverem prontos, teremos 79 Ecopontos, mas queremos continuar avançando e ter, no mínimo, um em cada distrito”, afirmou o prefeito, lembrando a implantação de outras duas unidades na região central (Barra Funda e Cambuci).

Acompanhado pelos secretários municipais de Serviços e de Coordenação das Subprefeituras, o prefeito visitou as instalações do Ecoponto Armênia. O equipamento contará com baias para o recebimento de materiais volumosos, além de caçambas que acondicionarão o entulho recebido. Para a entrada de veículos, foi construída uma rampa que facilitará o acesso.

Para a implantação do Ecoponto Armênia, a Secretaria Municipal de Serviços investiu R$ 116 mil. A estimativa é a de que a unidade comporte 20 m³ de resíduos (o equivalente a 20 caixas d’água de 1 mil litros) - 8 m³ de entulho, 10 m³ de volumosos e 2 m³ de recicláveis - por dia. Inicialmente, o local funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o local ficará aberto das 7h às 14h.

Conquista

De acordo com o secretário municipal de Serviços cada vez mais a população paulistana se sente familiarizada com os Ecopontos. “As pessoas passaram a ter um local para destinar o material tanto para reciclagem quanto para descarte de algum entulho. Ele pode trazer até 1m³ a esses locais. A partir deles, a Prefeitura destina corretamente esse material e evita que esse lixo apareça em pontos viciados na Cidade. Isso é uma conquista da Prefeitura, da população e do meio ambiente”.

O avanço no descarte de entulhos tem sido traduzido em números. De janeiro a maio deste ano, foram entregues nos 42 Ecopontos em funcionamento mais de 100 mil m³ (metros cúbicos) de materiais inservíveis (móveis velhos, podas de árvores, madeiras, recicláveis e resíduos de construção civil). Em todo o ano de 2010, foram recebidos 120 mil m³ em 41 unidades. “A população está se habituando a esse serviço e a Prefeitura tem oferecido mais locais para que as pessoas levem esses materiais”.

Cada Ecoponto funciona em horários determinados pelas subprefeituras. A consulta da relação de todas as unidades pode ser feita por telefone, por meio da Central de Atendimento da Prefeitura (156), ou pelo site do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb).