Capital ganha novos caminhões para a coleta de lixo

No dia primeiro de julho, o Prefeito Gilberto Kassab e o Secretário de Serviços, Dráusio Barreto, entregaram as chaves dos novos veículos à concessionária responsável pela coleta nas regiões sul e leste

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços e seu Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), acrescentou 31 novos veículos de coleta de lixo mais modernos, que estão sendo utilizados na capital desde o último dia primeiro de julho.

Para atender a crescente demanda da coleta de lixo domiciliar nas regiões leste e sul de São Paulo, atendidas pela concessionária Ecourbis, a administração municipal realizou um acréscimo de 29 novos caminhões compactadores e outros dois novos veículos de médio porte para o recolhimento dos resíduos.

Os 29 veículos de grande porte são caminhões compactadores com capacidade para carregar 19 m³ (metros cúbicos) de resíduos e foram feitos especialmente para serem utilizados na coleta de lixo. A vantagem se dá no fato destes coletores contarem com motor eletrônico que emitem menos ruídos, além da preservação ambiental, reduzindo a emissão de gases e atendendo aos padrões internacionais do meio ambiente.

Já os outros dois veículos são de médio porte, especialmente desenvolvidos para a coleta de lixo em áreas de difícil acesso caracterizadas por vias estreitas, curvas acentuadas e fiação aérea que impedem a passagem do caminhão coletor tradicional. Eles têm capacidade para carregar até seis m³ (metros cúbicos), além de contarem também com motor eletrônico.

No total, a cidade de São Paulo gera diariamente cerca de 11,5 mil toneladas de resíduos domiciliares. Os novos caminhões vão recolher por dia, uma média de mil toneladas diárias de lixo nos bairros em que atenderão. A Ecourbis, em toda sua área de atuação – regiões leste e sul -, atende a mais de 1.800 domicílios, em uma área de 990 Km² (quilômetros quadrados), coletando aproximadamente 6,5 mil toneladas por dia. Para dar conta de toda essa demanda, a Prefeitura disponibiliza cerca de 500 veículos coletores, espalhados por toda a capital.

Desde o ano de 2010, as concessionárias já substituíram mais de 370 veículos de coleta por outros mais modernos, em cumprimento ao contrato de concessão dos serviços de limpeza urbana, que prevê investimentos para a melhoria e expansão da coleta, de forma a atender a cidade com mais qualidade. Até setembro deste ano, outros 80 novos veículos compactadores serão substituídos por outros mais modernos.