Parceria entre Prefeitura e Cooperativas gera arrecadação e destinação correta para mais de 10 mil litros de óleo de cozinha

A Prefeitura de São Paulo, em busca de alternativas sustentáveis para a reutilização de resíduos que poluem o meio ambiente, idealizou através da Secretaria de Serviços, um projeto para o recolhimento e destinação final adequada ao óleo de cozinha.

No total são 20 cooperativas que participam do Programa de Coleta Seletiva, através de convenio com o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), e recebem o óleo de cozinha usado. Todo o volume de óleo que chega a essas centrais de triagem é armazenado em tambores adequados e revendido, gerando renda aos cooperados. Posteriormente o material é utilizado para a fabricação de Biodiesel, colaborando na preservação ambiental.

O projeto tem como foco dar ao óleo de cozinha a melhor destinação possível, já que após sua utilização, se for descartado de maneira incorreta causa danos irreparáveis à natureza. Para se ter uma idéia, um litro de óleo descartado incorretamente chega a degradar mais de um milhão de litros de água, contaminando o lençol freático, além de impermeabilizar o solo, agravando problemas de enchentes e contribuindo negativamente com o efeito estufa, já que durante seu processo de decomposição o óleo libera gases nocivos ao meio ambiente.

Essa iniciativa da Secretária de Serviços vem mudando a maneira como os cidadãos fazem esse descarte em várias regiões da cidade. As cooperativas coletam mais de 10 mil litros de óleo por mês, minimizando os efeitos causados pelo descarte mal realizado e colaborando socialmente. “As pessoas vão conseguir evitar a poluição que esse líquido pode gerar e irão contribuir com a renda mensal dos cooperados”, afirma Claudio Rodrigues, um dos cooperados da cooperativa Crescer.

Como Reciclar

Cada munícipe pode fazer sua parte para que milhões de litros de óleo de cozinha utilizados mensalmente não agridam o meio ambiente. Para isso, basta armazenar o líquido que já foi utilizado em garrafas Pet’s e levá-las até a cooperativa mais próxima de sua residência.

Os condomínios que contam com a coleta seletiva feita por uma das 20 cooperativas conveniadas à Prefeitura, também podem disponibilizar o material deixando as garrafas Pet´s com o óleo, devidamente fechadas, junto ao lixo reciclável.

Números Positivos

Balanços realizados pela Secretária de Serviços ilustram bem a aderência do munícipe paulista quanto à importância do descarte consciente e para reutilização de um dos materiais que mais agride o meio ambiente. No caso específico do óleo de cozinha, houve um considerável aumento no recolhimento deste material, nos últimos 12 meses. Em algumas cooperativas, como a Nova Conquista, localizada no Bairro do Itaim Paulista o número coletado saltou de 200 litros por mês em junho de 2010 pra 3.800 litros em março de 2011. Já Nas regiões centrais e oeste o número que foi de 1.670 litros em junho de 2010 saltou para 3.727 litros de óleo em março de 2011, alcançando um crescimento de aproximadamente 44% em apenas nove meses.

A Secretária de Serviços mantém os constantes esforços para ampliar o número de cooperativas conveniadas, possibilitando ao cidadão paulistano mais possibilidades para o descarte consciente de resíduos recicláveis.

Clique aqui e veja os endereços das cooperativas.