Aceleração VAI TEC abre as inscrições para o edital destinado a negócios inovadores das periferias de São Paulo

A partir de 18 de junho, os empreendedores poderão se inscrever no programa de aceleração, que apoiará jovens das periferias com mentorias, capacitações e recursos financeiros

Foto: ADE SAMPA

O Programa VAI TEC é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento, ADE SAMPA, em cooperação com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, SMTE, e em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, que apoia jovens empreendedores de regiões periféricas da cidade de São Paulo no aprimoramento de suas ideias inovadoras e no desenvolvimento de negócios tecnológicos de forma sustentável.

“Estimular e, principalmente, dar condições para que o jovem criativo e empreendedor coloque suas ideias em prática, faz parte da política de inclusão da prefeitura de São Paulo. Temos nas periferias da cidade uma fábrica de talentos que precisa de apoio. O programa VAI TEC é essa grande oportunidade”, enfatiza o prefeito Bruno Covas.

“Possuímos um grande potencial de capilaridade e alto impacto, fundamental para a promoção do empreendedorismo tecnológico entre os jovens das regiões periféricas da Cidade. Temos plena consciência da complexidade desse desafio, mas contribuir para que esses jovens, que estão à margem do ecossistema empreendedor, tenham mais oportunidades é o que nos impulsiona a investir e melhorar constantemente o Programa”, afirma Aline Cardoso, Secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

Para atingir seu objetivo de apoiar toda a jornada dos jovens que querem empreender com tecnologia nas periferias, desde a viabilização da ideia até a sustentabilidade de seu negócio, o Programa VAI TEC foi reformulado e passa a se organizar em duas frentes. A primeira delas promove oficinas de “Ideação” e “Validação” destinadas a quem quer transformar suas ideias em planos de negócio e ainda validar e testar seus empreendimentos.

A segunda é a Aceleração VAI TEC, que apoia empreendimentos inovadores das periferias que utilizam tecnologia como modelo de negócio com os recursos necessários para que se mantenham sozinhos, ou seja, tornem-se mais sustentáveis.

Para implementar o novo formato do Programa, a ADE SAMPA integrou a metodologia do Pense Grande, desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo, que tem como objetivo tornar o empreendedorismo uma opção de vida para o jovem, com base nas necessidades que ele enxerga em sua própria comunidade, ou seja, resolvendo as lacunas do próprio lugar em que vive, tirando suas ideias do papel e transformando-as em negócios rentáveis. A metodologia, voltada para empreendedorismo social, foi totalmente adaptada para ser a base da Aceleração VAI TEC e das oficinas de Ideação e Validação que compõem o Programa.

Com a experiência da ADE SAMPA e da Prefeitura de São Paulo em dialogar com as periferias e se articular nos ecossistemas locais, por meio de sua estrutura descentralizada, somada à metodologia Pense Grande, a Aceleração VAI TEC e as oficinas de Ideação e Validação se tornam a melhor opção para os jovens que querem empreender com tecnologia nas regiões mais afastadas do centro de São Paulo. “Dessa forma, fortalecemos ainda mais a rede de conhecimento e reforçamos o objetivo de levar o empreendedorismo para as periferias”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo. “Trabalhamos para estimular os jovens a olharem o empreendedorismo como uma forma de mudança de vida, inclusive transformando em oportunidade de negócio a solução dos problemas sociais das suas regiões.” completa.

Para a Aceleração VAI TEC, serão selecionados 24 negócios inovadores das periferias de São Paulo para um programa intensivo de desenvolvimento, com recurso de R$32 mil por empreendimento.

“Diferentemente das edições anteriores, nesta edição, os negócios selecionados, além de receberem o recurso financeiro, participarão de um programa intensivo de aceleração por seis meses, que contará com mentorias, capacitações e acesso à rede de contatos”, ressalta Thaís Piffer, diretora da ADE SAMPA.

O período das inscrições para participar da Aceleração VAI TEC se dará entre 18 de junho e 29 de julho de 2018, no site do Programa (www.vaitec.com.br).

“A prioridade de seleção é para negócios oriundos de regiões populosas, mas que possuem baixa oferta de postos de trabalho para seus jovens, como diversos bairros da Zonas Leste, Sul e Norte de São Paulo, para acolhermos e darmos visibilidade para empreendimentos que normalmente são esquecidos”, enfatiza Piffer.

SERVIÇO

Período para inscrições: 18 de junho a 29 de julho de 2018
Link para inscrições: www.vaitec.com.br

Sobre o VAI TEC

O VAI TEC é um programa municipal gerido pela ADE SAMPA, que tem como objetivos: apoiar a criação e o fortalecimento de empreendimentos que desenvolvam produtos ou serviços inovadores, que utilizem tecnologia; disseminar a cultura e a educação empreendedoras; estimular a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade de São Paulo; promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda em regiões de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo.

 

Fonte: ADE SAMPA