Ecopontos recebem 120 mil metros cúbicos de resíduos em 2010

Todos os dias, a Prefeitura de São Paulo recolhe cerca de 1,9 mil toneladas de entulho descartados clandestinamente nas vias públicas. São quase 1.500 pontos viciados na capital - locais de despejo irregular de lixo. Para evitar essa situação que agrava enchentes, causa desconforto e mau cheiro nas ruas, a Prefeitura vem investindo nos Ecopontos.

A procura pelos Ecopontos tem aumentado desde que a multa para quem descarta lixo em via pública aumentou para o valor de R$ 12 mil, em junho do ano passado. Apenas em 2010, cerca de 120 mil metros cúbicos (m³) foram recolhidas nas 41 unidades em funcionamento. Desse total, cerca de 60% são materiais volumosos (grandes objetos como móveis, sofás, entre outros), 33% entulho e 7% materiais recicláveis.

Cada munícipe pode descartar por dia até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d´água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho) de resíduos, como materiais de construção civil (cimento, entulho, tijolos, restos de azulejos, madeiras, e outros entulhos), móveis velhos, podas de árvores e outros tipos de materiais volumosos, além de resíduos recicláveis. As unidades de descarte voluntário não recebem pneus, materiais de amianto, resíduos hospitalares e de saúde (remédios, seringas, algodão sujo, gaze, entre outros), e lixo domiciliar.

Os Ecopontos funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h, e em sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h. A relação com os endereços e horários de funcionamento de todas as 41 unidades pode ser encontrada aqui ou através da Central de Atendimento da Prefeitura – 156.