Plástico reciclado é revertido em lixeiras para a cidade

Plástico reciclado é revertido em lixeiras para a cidade

No último sábado, dia 22 de janeiro, em cerimônia de inauguração do Parque da Ciência, na Cidade Tiradentes, a Cidade de São Paulo foi presenteada com 400 lixeiras e 100 floreiras feitas de plástico reciclado que serão destinadas aos parques da capital. A campanha de conscientização ocorreu, entre os dias 4 e 28 de novembro, em parceria entre as Secretarias de Serviços, do Verde e Meio Ambiente e a empresa Braskem.

A campanha começou no GP do Brasil de Fórmula 1 e se espalhou por cinco parques da cidade, foram recolhidas 14 toneladas de plásticos. Este material foi transformado em plástico madeira que, posteriormente, deu forma às lixeiras e floreiras. Os trabalhos de coleta foram realizados por cinco cooperativas conveniadas à Prefeitura (Coopere Centro, União de Itaquera, Central do Tietê, Coopervivabem e Coopercaps).

A Coopercaps, que realizou a coleta seletiva durante o evento, recolheu 45 toneladas de material reciclável (entre latas, papéis, plásticos, papelões, vidros, entre outros), dos quais 12 toneladas de plástico foram encaminhadas para a produção das lixeiras e floreiras. As demais cooperativas coletaram cerca de duas toneladas de plástico recebidas nos parques participantes da campanha.