Mulheres se destacam como fundadoras de startups

Seis startups fundadas e lideradas por mulheres são selecionadas para participar do Prêmio Mulheres Tech em Sampa, que tem o patrocínio do Airbnb

Na tarde desta terça-feira, 24 de janeiro, foi realizada no Google Campus SP a Apresentação de Pitchs das finalistas do Prêmio Mulheres Tech em Sampa – Terceira Edição, iniciativa da Tech Sampa e da Rede Mulher Empreendedora. Na ocasião, que contou com a presença do Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, também foi anunciada a parceria do Prêmio com o Airbnb, pelo Country Manager da empresa no Brasil, Léo Tristão.

“Incentivar o protagonismo das mulheres empreendedoras por meio da parceria neste projeto nos deixa muito felizes. Acredito que esta união de esforços para empoderar as mulheres na cena digital enriquece a cidade de São Paulo e a coloca numa posição de liderança em tecnologia e inovação”, afirmou Léo Tristão ao anunciar a parceria.

Doze startups finalistas apresentaram seus pitchs para uma banca de jurados formada por especialistas e investidores, que elegeram as seis vencedoras. As startups selecionadas irão receber mentorias, assessoria de imprensa, acesso a espaços de coworking e rodadas com investidores anjo. Além destes benefícios, o Airbnb irá oferecer às participantes a “Casa das Empreendedoras”, casa do site de aluguel de quartos e casas, que temporariamente receberá as empreendedoras e suas equipes para atividades de imersão em desenvolvimento de negócio. Outro prêmio especial oferecido pelo Airbnb à startup que apresentar melhor desempenho ao longo do Programa, é uma viagem à sede da empresa no Vale do Silício, onde receberá mentoria de executivos e executivas do Airbnb.

Para a Prefeitura de São Paulo, fomentar a diversidade no setor de tecnologia é essencial para o desenvolvimento de soluções mais inovadoras. "Precisamos de políticas públicas que fomentem o interesse feminino por campos como a tecnologia e a inovação. São Paulo é hoje o principal hub de startups do Brasil e é indispensável a participação feminina na economia criativa e no empreendedorismo. Tenho certeza que as boas práticas apresentadas na premiação servirão de inspiração para muita gente", disse Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

As seis startups vencedoras, escolhidas entre mais de 60 projetos inscritos, são:

Beleza de Farmácia: Aplicativo de smart choice que auxilia a consumidora na decisão de compra de beleza, liderado por Maytê Carvalho. Visite o site.

Celebrar: Marketplace colaborativo de serviços para festas que conecta formandos e organizadores a fornecedores de serviços, liderado por Camila Florentino. Visite o site.

Nahora.com: Plataforma de vendas relâmpago de passagens aéreas com até 50% de desconto, liderado por Maria Carolina Dassie Afonso. Visite o site.

SoulVox: solução possibilita que pessoas com comprometimento na fala, possam voltar a se expressar de maneira mais humanizada, liderado por Thais Romanelli. Visite o site.

Testr: Solução democratiza os testes de usabilidade ao simplificar os processos com uso da tecnologia, liderado por Elisa Volpato. Visite o site.

Vittude: Marketplace que conecta psicólogos e pacientes, promovendo saúde e bem-estar, liderado por Tatiana Pimenta. Visite o site.

Uma das vencedoras, a startup SoulVox, foi criada no Startup Weekend Health, realizado em 2016, e vem evoluindo desde então. “Estamos animadas com a visibilidade e a credibilidade que o Prêmio pode trazer. Queremos evoluir nosso protótipo, para ajudar pessoas com dificuldade de fala a terem sua identidade de volta através da comunicação humanizada.” Marina Vaz, fundadora da SoulVox.

Outra vencedora, a startup Celebrar passou pelo Startup Farm e pelo SP STARS e tem equipe formada apenas por mulheres. “Estamos há quase dois anos no ecossistema e a grande maioria das startups e dos fundos de investimento são representadas por homens. Estamos felizes por vencer o Prêmio e poder inspirar mais mulheres a empreender com tecnologia.” Camila Florentino, CEO da Celebrar.

Todas as startups vencedoras são fundadas ou lideradas por mulheres e contribuem para aumentar a participação feminina no ecossistema de startups da cidade de São Paulo. "A RME luta para melhorar a participação de mulheres na tecnologia e no ambiente de startups e aposta em ações como o Prêmio Mulheres Tech em Sampa, iniciativa que certamente contribuirá bastante para mudarmos este cenário", diz Ana Fontes fundadora da RME.

IMPRENSA – INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Mais informações a respeito do Prêmio ou deseja conhecer as iniciativas vencedoras de outras edições, entre em contato com: claudia@rme.net.br , maite@rme.net.br ou ligue para 11 2619-9190.