Cidade ganha mais cinco Ecopontos em um mês

Com a entrega das novas unidades, a Prefeitura de São Paulo amplia as áreas para disposição de entulho, minimizando um dos maiores problemas enfrentados na cidade, o descarte irregular em via pública.

Por meio da parceria entre as Secretarias de Serviços e Coordenação de Subprefeituras, a população ganhou, somente neste mês de agosto, mais cinco Ecopontos. Três unidades ficam na região da Subprefeitura de Casa Verde, uma em Guaianases e a outra na Penha. Ao todo, a cidade possui 37 Ecopontos e até o final do ano serão mais 11. A meta é chegar a 96 unidades até o ano de 2012, um em cada distrito.

Os novos Ecopontos da Casa Verde estão localizados nas ruas Félix Alves Pereira com Elba Krause Boehm, rua André Bolsena com travessa Luiz Sá e rua Zanzibar. A unidade em Guaianases fica na rua Utaro Kanai e da Penha na rua Amorim Diniz com avenida Governador Carvalho Pinto. Ao todo os cinco Ecopontos terão capacidade para recolher 66 toneladas de entulho, além dos resíduos volumosos.

Os Ecopontos tem se tornado uma boa alternativa para a população não descartar o entulho em vias públicas. De janeiro até o mês de julho foram entregues nos 33 Ecopontos em funcionamento mais de 57.443 m³ de material inservível (móveis velhos, podas de árvores, madeiras, recicláveis e resíduos de construção civil). Se compararmos com o mesmo período do ano passado, quando foram recolhidos 47.503 m³ de resíduos, houve um aumento de 17%. Em 2009, foram recebidos nas unidades 83 mil³.

Os próximos Ecopontos estão previstos para as subprefeituras de Vila Prudente, Santo Amaro, Lapa, Sé, Jaçanã/Tremembé, Pirituba e Jabaquara.

A entrega de todo material nos Ecopontos ocorre de forma voluntária. Cada morador pode levar até 1m³ de entulho (tijolos, cimentos, restos de azulejos, etc), poda de árvores, madeira, móveis velhos, e material reciclável. Esse volume corresponde a uma caixa d’água de mil litros ou à 25% de um caçamba.

Com a inauguração de cada nova unidade em bairros distintos, quem ganha é a população, que pode contar com um local para despejo gratuito de resíduos e entulhos gerados por pequenas construções, demolições ou reformas.

Cada Ecoponto funciona em horários determinados pelas subprefeituras, conforme a necessidade do local. A relação dos equipamentos pode ser encontrada no site www.limpurb.sp.gob.br ou pelo telefone 156 - Central de Atendimento da Prefeitura.

Relação dos Ecopontos em funcionamento