Região Central Recebe Nova Iluminação

Projeto piloto pretende valorizar a nova iluminação de destaque do Teatro Municipal e prédios históricos do centro

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, começou a substituir, neste final de semana, cerca de 100 lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) por vapor metálico (brancas) das unidades ornamentais, conhecidas como “São Paulo Antigo”, instaladas no viaduto do Chá, ruas no entorno do Teatro Municipal e Praça Ramos de Azevedo.

A vantagem da lâmpada de vapor metálico é que ela possui alto índice de reprodução de cores, dando destaque para a arquitetura dos prédios e estruturas do viaduto, além de valorizar os espaços públicos. O equipamento utilizado possui tecnologia que permiti a troca sem a necessidade de substituir os reatores, reduzindo custos e mão de obra.

O principal objetivo deste projeto piloto é de realçar a nova iluminação de destaque da fachada do Teatro Municipal, que está sendo restaurado pela Secretaria Municipal de Cultura. Após a conclusão dos trabalhos de substituição das lâmpadas, o Ilume fará uma avaliação dos níveis luminotécnicos. Caso a iluminação seja aprovada, o projeto poderá ser ampliado para outras áreas da cidade.

A substituição da iluminação está sendo executada em parceria com a empresa Litemam, que doou as lâmpadas de vapor metálico.

 

Postes ornamentais

A região central da cidade concentra a maior parte dos postes ornamentais, denominados “São Paulo Antigo”. Ao todo são 1.569 unidades, com mais de 2.800 lâmpadas instaladas. Estes postes têm no pedestal os brasões da República Federativa do Brasil, foram implantados no início do século XX pela antiga empresa distribuidora de eletricidade no município, a Light Tranway and Power Company e vieram dos Estados Unidos da América, e foram fabricados pela GE.