Fórum Redes e Ruas no Centro Cultural São Paulo

Evento de dois dias estimula intercâmbio de experiências entre os 59 projetos selecionados

Foto: Assessoria SES

Nesta quinta-feira (29), por meio de parceria entre as secretarias de Serviços, Cultura, Direitos Humanos e Cidadania e com realização dos Actantes e do Coletivo Digital, teve início o Fórum Redes e Ruas no Centro Cultural São Paulo, evento que pretende promover o diálogo entre os 59 projetos selecionados pelo edital “Redes e Ruas” que desenvolverão atividades culturais nas praças com WiFi Livre, telecentros e Pontos de Cultura.

As três secretarias envolvidas deram início às palestras e debate que aconteceram no dia. Estiveram presentes os secretários Simão Pedro (Serviços), Rogério Sottilli (Direitos Humanos) e Nabil Bonduki (Cultura).

Sottilli exaltou a participação dos coletivos e entidades no processo do edital. “O edital é resultado da luta de vocês, da demanda de vocês e de uma prefeitura que se abre para a participação social”, destacou.

O coordenador de Conectividade e Convergência Digital (CCCD), João Cassino, mencionou que o Redes e ruas é o maior projeto de fomento à cultura do Brasil e investirá R$ 3,7 milhões nos projetos selecionados. “Esse valor (3,7 milhões) será aplicado em 59 projetos, com o objetivo de levar atividades culturais para os nossos telecentros, para as praças com internet gratuita e nos Pontos de Cultura. O objetivo é devolver, promover e fortalecer os espaços públicos e promover e fortalecer as ações de cultura digital e expressões artísticas”, disse.

O secretário Simão Pedro chamou atenção para os esforços da secretaria de Serviços na renovação dos telecentros. “Nós entendemos também que os telecentros devem ser muito mais abertos em termos de ofertas de cursos, oficinas e de atividades, ou seja, a própria comunidade se apropria do espaço”, afirmou.

Após as apresentações os palestrantes Rodrigo Savazoni, Beatriz Tibiriça e Kazuo Nakano apresentaram sua opiniões em relação aos projetos e a cultura digital em geral. A palestra foi seguida de um debate entre os coletivos presentes e os palestrantes e uma dinâmica de troca de experiências dos projetos durante a tarde.

O Fórum tem prosseguimento amanhã (30) com as seguintes atividades:

10 às 11h
Apresentação da plataforma SP Cultura, como ferramenta para o registro e documentação das atividades (com transmissão on-line);

11 às 13h
Apresentação de soluções em software livre para produção cultural e intervenções artísticas e registro das atividades do edital Redes e Ruas.

Sala 1
Edição de vídeo não linear (com transmissão on-line);

Sala 2

Áudio e MIDI: Produção musical com software livre (com transmissão on-line);

13h
Intervalo

14h30 às 16h
Acompanhamento e prestação de contas

16 às 16h30
Parada para o café

16h30 às 17h30
Show de Encerramento - Fillaffoqut


Veja a lista de projetos selecionados aqui.