Secretaria de Serviços relata ações à moradores, líderes comunitários e funcionários da Subprefeitura Pirituba Jaraguá

Secretário de Serviços e equipe técnica dialogaram com a comunidade

Foto: Assessoria SES

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Serviços apresentou os projetos da pasta na Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, seguindo orientação da Prefeitura que indica a visita dos secretários municipais nas divisões administrativas da capital.

Departamento de Iluminação Pública (Ilume)

Referente à iluminação, foram destacadas as ampliações e remodelações executadas na cidade desde o ano passado. Expandiu-se o Parque de Iluminação em 32 mil pontos e outros 186 tiveram suas lâmpadas revitalizadas, isto é, lâmpadas antigas de vapor de mercúrio foram substituídas pelas de vapor de sódio, vapor metálico ou LED.

A PPP (Parceria Público-Privada), que pretende colocar LED em toda a cidade e estabelecer um Centro de Controle Operacional, também foi citada durante a apresentação. Clique aqui para mais informações.

Outra conquista alcançada é a economia de energia, que diminuí o valor pago para a Eletropaulo e possibilita que o valor da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) seja investido em outras ações para melhoria da iluminação pública.

Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb)

Uma das metas da Prefeitura na gestão é o aumento no número de resíduos reciclados para 10% até 2016. Para alcançar tal objetivo, a Secretaria de Serviços, por meio da Amlurb, inaugurou duas centrais de triagem (Rio Pequeno e Santo Amaro), que elevaram a capacidade de reciclagem de 1,5% para 7%.

Esclarecendo uma solicitação de participante, elucidou-se que o novo contrato de limpeza urbana (o atual encerra em dezembro) cobrará da empresa vencedora uma regularidade maior nas Operações Cata Bagulho que atualmente acontecem a cada quatro meses. Leia mais aqui.

Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital

Os telecentros da cidade foram reativados gradativamente na cidade dentro de três modalidades distintas: diretos dentro de bibliotecas, em parceria com a Secretaria do Trabalho; conveniados e diretos, com gestão compartilhada com entidades sociais. Veja a lista dos telecentros aqui.

A subprefeitura também contará, até o final do ano, com uma praça com WiFi Livre em cada um dos seus distritos, são elas Praça Fuad H. Smaire (Distrito Jaraguá), Praça João Boldo (Distrito Pirituba) e Praça 14º Parada (Distrito São Domingo). Na cidade já são 86 em funcionamento e até o final ano as 120 estarão ativas.

As solicitações feitas pelo subprefeito, moradores e líderes comunitários foram esclarecidas e encaminhadas ao departamento competente dentro de Serviços.