Orientação sobre o luto

O Serviço Funerário em parceria com o Laboratório de estudos sobre a morte – LEM, da Universidade de São Paulo, realizou nesta terça-feira, dia 26, um curso de orientação aos funcionários das agências funerárias sobre o luto, a morte e seus processos emocionais.

O conteúdo da formação visou oferecer suporte e orientação aos atendentes, uma vez que estes mantém contato diário com famílias que perderam seus entes queridos, para ampliar a compreensão psicológica de cada passo da perda e assim, tornar a abordagem e o atendimento às famílias, mais eficientes, no que diz respeito a melhor compreensão do comportamento adotado por muitos de desrespeito e impaciência frente os procedimentos práticos que fazem parte da rotina burocrática desses funcionários.

Durante a exposição do conteúdo, muitos funcionários expressaram suas experiências ao lidar com o tema da morte em seus locais de trabalho, fato que expresso no grupo reunido, possibilitou a identificação com os demais. A funcionária Sonia Regina Moreira disse que “o curso permitiu uma troca de conhecimentos, o que é sempre bom para tirar as dúvidas e oferecer um atendimento diferenciado”.

Além dessa relação profissional, “o curso ofereceu uma oportunidade de experiência para usar em nossa vida, além de nos mostrar ferramentas para que possamos lidar melhor com as pessoas que nos procuram”, disse a agente Cristina Anália de Araujo.

Essa gestão, comprometida em qualificar os serviços prestados pelos funcionários dessa autarquia, vem firmando parcerias, como o LEM, Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo-TCM, entre outros, ampliando os espaços de formação para incluir todos os funcionários, valorizando o trabalho e o trabalhador.

Fonte: Serviço Funerário