Audiência Pública recebe sugestões sobre a PPP da iluminação

Parceria prevê a modernização de 580 mil pontos de luz no prazo de 5 anos. Concessão valerá por 24 anos. Prefeitura pretende assinar contrato com vencedor no primeiro trimestre de 2015



Fonte: Assessoria/SES

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, realizou nesta quinta-feira (13), no auditório do Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo, audiência pública para a apresentação e discussão do modelo da parceria público-privada da Iluminação Pública da capital paulistana, que prevê a modernização, expansão e manutenção de toda a rede de iluminação pública da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Fernando Haddad, dos secretários municipais Simão Pedro (serviços), Marcos Cruz (Finanças e Desenvolvimento Econômico),do diretor do Ilume, Alberto Serra, além de empresários e munícipes.

"Será uma grande notícia para o Brasil o sucesso desse empreendimento. Nós já estamos fazendo alguma remodelação da iluminação antecedendo a própria licitação, um pouco para que a gente possa dar a público o que vai ser a iluminação pública de São Paulo com o sucesso dessa PPP", afirmou o prefeito, destacando a troca das lâmpadas da Avenida 23 de Maio e o início da reforma da rede de iluminação da Marginal Pinheiros, que deve ser concluída até janeiro de 2015.

"Acho que isso fortalece o projeto do ponto de vista social. [Traz] Uma adesão da sociedade a um projeto de sustentabilidade e de segurança, porque no fundo, isso representará mais segurança para os paulistanos. O trânsito vai ser melhor; para o pedestre vai ser melhor; para o ciclista vai ser melhor", completou Haddad.

Durante o evento, cujo objetivo foi coletas sugestões, dúvidas e questionamentos sobre o edital a ser lançado, o secretário Simão Pedro apresentou as questões técnicas e operacionais do projeto, que prevê, num prazo de cinco anos, a substituição de 580 mil pontos de iluminação por LED ou por outra tecnologia mais avançada e mais econômica. No final do primeiro ano, a meta é que, ao menos, mil quilômetros de vias já tenham sido remodeladas.

Nesse período, a modernização deverá dar prioridade para as regiões mais vulneráveis. Também se objetiva a inauguração do Centro de Controle Operacional, que permitirá que se saiba em tempo real onde estão ocorrendo as falhas.

Com investimento estimado em mais de R$ 2 bilhões, Simão Pedro também destacou que a PPP é o maior projeto de iluminação do mundo. Além de proporcionar mais qualidade aos mais de 17 mil quilômetros de vias da cidade, a melhoria da iluminação, segundo ele, deverá contribuir para a redução da criminalidade e a reocupação dos espaços urbanos.

A empresa vencedora da licitação será responsável pela operação e manutenção da rede. Todos os ativos, entretanto, serão da administração municipal, que coordenará todo o processo. Para tornar a concorrência ainda maior, o edital será aberto para concorrência internacional.

O edital está aberto para consulta pública até 24 de novembro. Até esta data, qualquer pessoa pode clicar aqui para ler o edital e o contrato, além dos anexos da PPP, e enviar sugestões para o endereço eletrônico: ilumecp@prefeitura.sp.gov.br. A publicação do edital de licitação está prevista para dezembro. A pretensão da prefeitura é assinar o contrato com o vencedor no primeiro trimestre do ano que vem.

. Veja mais fotos do evento aqui.