OPERAÇÃO FINADOS 2014

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) implantou ações ao longo do ano de 2014 e para a OPERAÇÃO FINADOS 2014, uma vez que estimamos que cerca de dois milhões de pessoas visitarão os 22 cemitérios municipais, durante os dias 01 e 02 de novembro, montamos esquema especial, em parceria com a CET e a SPTrans, visando facilitar o acesso das pessoas aos locais de visitação.

Aproximadamente mil funcionários da Autarquia, devidamente uniformizados, estarão de plantão nos cemitérios para orientarem os visitantes, que também poderão obter informações pelo telefone: 0800-109850.

Estarão à disposição dos munícipes 106 banheiros químicos, inclusive com atendimento aos padrões de acessibilidade, distribuídos pelos 22 cemitérios.

Funcionamento dos cemitérios

As necrópoles estarão abertas no horário regular, das 7h às 18h.

Cerimônias religiosas em cemitérios dia 02/11

Cemitério Araçá – Missa de solenidade de Finados no Mausoléu da PM às 9hs. – Missa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima ás 10 e 15 horas.

Cemitério Campo Grande – Missa da Polícia Civil do Estado de São Paulo, ás 11 horas

Cemitério Consolação – Missa da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, dia ás 08, 10, 12, 14 e 16hs.

Cemitério Dom Bosco – Missa da Paróquia Santa Rosa de Lima às 10hs. - Segunda Igreja Batista de Perus com cultos, distribuição de copos de água e medição de pressão e glicemia. – Igreja Adventista do Sétimo Dia com cultos e distribuição gratuita de livros e mensagem cantada.

Cemitério Itaquera – Igreja Adventista do Sétimo Dia com cultos e distribuição de livros c/ mensagens de conforto das 08 às 18hs. – Missa da Paróquia Nossa Senhora das Graças ás 07, 10, 12, 15 e 17hs.

Cemitério Lapa – Missa da Paróquia Nossa Senhora da Paz ás 08, 10, 12, 15 e 17hs.

Cemitério Parelheiros – Missa na Paróquia Santa Cruz realizada na Rua Pedro Klein Nascimento, portão dos fundos do cemitério.

Cemitério Penha – Missa da Paróquia Santo Estevão Mártir às 08, 10, 12, 14 e 16 horas.

Cemitério Quarta Parada – Missa da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho na capela antiga ás 08hs. – Missa da Paróquia São Paulo Apóstolo, com Dom Odilo Cherer na capela nova ás 11hs. – Missa da Paróquia São Carlos Borromeu na capela antiga ás 15hs.

Cemitério Santana – Missa da Paróquia São José do Operário ás 08hs. – Missa da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, ás 10hs. – Missa da Paróquia de São Roque, ás 12hs. – Missa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima ás 15 horas.

Cemitério Santo Amaro – Missa com Padre Giuberto ás 08 e 12hs. – Missa com padre Flaviano ás 10hs. – Missa com padre Jorge ás 14hs e missa com monsenhor Paulo ás 16hs.

Cemitério São Luiz – 19ª caminhada pela paz das 10 ás 12 hs.
Cemitério São Pedro – Missa da Igreja Nossa Senhora do Carmo ás 08, 10, 12 e 15hs. – Missa da Igreja Santa Bernadete ás 10hs. – Missa da Igreja Nossa Senhora Aparecida ás 08, 10, 12, e 15hs. Lembrando que dia 01/11 também haverá missa da FEB 10h00 Junto ao mausoléu do expedicionário Brasileiro do nosso cemitério.

Cemitério Saudade – Missas da Associação Batista Leste da Capital das 09 ás 12hs e culto da Igreja Evangélica Pentecostal Direção de Deus ás 09hs.
Cemitério Tremembé – Missa da Paróquia Santo Antônio ás 10hs.

Cemitério Vila Formosa I – Trabalho de Evangelização da Igreja Batista Vila Guarani das 08 ás 13hs.

Cemitério Vila Formosa II – Missa da Paróquia Coração Eucarístico Jesus e Santa Maria ás 06, 08, 10, 12, 14 e 16hs.

Cemitério Vila Mariana – Missa da Igreja Margarida Maria ás 10hs.

Cemitério Vila Nova Cachoeirinha – Missa Paróquia Nossa Senhora da Graça ás 8, 10 e 16hs.

A Sociedade Beneficente Cultural Educacional Missão Resgate terá voluntários nos Cemitérios Araçá e Consolação das 07 ás 13 horas para os visitantes que desejarem fazer aferição de pressão arterial e monitoramento de glicemia.

Realizações, obras e atividades culturais nos cemitérios

  • Locação de novos carros funerários com motoristas: 30 carros para funeral e 6 carros para transporte de corpos, sendo que cada um transporta 3 corpos.
  • Nova instalação para abrigar a diretoria de operações
  •  Troca da matriz energética dos fornos do crematório municipal de gás liquefeito de petróleo (glp) para gás natural (gn), obtendo ganhos, como diminuição do tempo na cremação dos corpos; maior economia, pois o valor do metro cúbico é mais baixo; e menor impacto ambiental, pois o gás natural é menos poluente;
  •  Cursos de qualificação para os servidores da autarquia em “Atendimento ao Público – excelência no atendimento ao cliente interno e externo”
  • Convênio com o Sesc-SP permitindo a matricula dos servidores e seus dependentes, na categoria matricula social
  • Atividades culturais

Criamos o programa memória & vida para oferecer às pessoas atividades que proporcionem bem-estar, cultura, reflexão, por meio de diferentes linguagens: ginástica, música, cinema, teatro, saraus... o memória & vida possibilita, pelas atividades oferecidas, ressignificar o uso destes espaços privilegiados, que são imensas áreas verdes da cidade, mas segregadas da rotina urbana, pelos muros e pelo medo. A ocupação pela arte, resgata o valor histórico dessas necrópoles que contêm todo o registro social da nossa cidade.

  • Destaque para a ginástica rádio taissô, que desde 03/09 está disponível para a população de todas as idades, todas as quartas e sextas às 8 horas, no estacionamento do crematório da vila alpina;
  • Maior transparência em relação ao preço dos serviços oferecidos pela autarquia, com a explicitação desses valores no site e nas agências funerárias, respeitando as determinações do código de defesa do consumidor;
  •  Reformulação do site da autarquia, facilitando a consulta, a interatividade e a transparência das informações;
  •  Parceria com secretaria municipal de direitos humanos, comissão nacional da verdade e outros órgãos na guarda e transferência das ossadas encontradas na vala comum de Perus.
  •  Colaboração com o programa de localização e identificação de desaparecidos (plid) do ministério público de São Paulo, com a publicação no site do serviço funerário e no diário oficial do município dos nomes e dados que constam na declaração de óbito emitida pelo iml e pelo svo de pessoas não localizadas pela família.
  •  Recapeamento dos cemitérios Lageado e Vila Mariana, em parceria com a SPUA e subprefeituras de Guaianazes e Vila Mariana;
  •  Reformas nos vestiários e velórios do Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, além de novas instalações elétricas para a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de vapor de sódio, que produzem maior luminosidade e chegam a ser três vezes mais econômicas.
  •  No cemitério Santo Amaro, a capela foi totalmente reformada e novos ossários construídos.
  •  Programa Memória & Vida - Apresentações do Coral Paulistano Mário de Andrade e do Grupo Mosaico no Cemitério Consolação, Cinetério em parceria com a secretaria municipal de Cultural e Cinemateca, Peça Morte na vida da grande cidade apresentada no cemitério Vila Mariana, e já programada temporada com o grupo EmFoco para apresentações nos Cemitérios Consolação, São Paulo e Araçá em janeiro e fevereiro próximos.
  •  Coral Paulistano Mário de Andrade, 2 de novembro, 11 horas na capela do cemitério da Consolação

Histórico e Dados

A cada ano, são mais de 80 mil enterros realizados em são paulo e a cada dia são realizadas 32 cremações e 105 exumações. são 1.400 funcionários trabalhando neste serviço público exclusivo, contínuo e essencial. O cemitério da vila formosa, fundado em 1949, é considerado o maior cemitério do hemisfério sul e as 22 necrópoles somam a segunda maior área verde de são paulo, são 3.278.272 m².

Site

O website do Serviço Funerário passou por uma atualização geral no conteúdo, ampliando a gama de informações disponíveis.
Com a reformulação, o site da autarquia facilitará a consulta, a interatividade e trará maior transparência das informações.

www.prefeitura.sp.gov.br/servicofunerario


Resíduos sólidos

Em uma iniciativa pioneira o SFMSP elaborou e implantará o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Cemiteriais (PGRSC)”. Foram capacitados servidores do SFMSP e da área técnica do DECONT da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). Atualmente 100% dos resíduos de exumação e de vegetação são segregados.

Neste feriado intensificam-se os trabalhos das equipes do serviço de limpeza e manutenção interna. Para este ano, a expectativa é de que se recolham cerca de 1,5 mil toneladas de resíduos sólidos.

Recadastramento, Concessões e Comisso
Durante o feriado, funcionários do SFMSP orientarão para que os concessionários de terrenos (concessionários de túmulos) atualizem seus endereços nas administrações dos cemitérios. Os concessionários de terrenos nos cemitérios municipais, seus representantes, seus procuradores ou sucessores são obrigados a manter a concessão limpa e conservada.

Túmulos em estado de abandono ou em ruínas estão sujeitos a retirada da outorga, pela municipalidade.

Alerta contra os enxadinhas

É importante que os familiares e visitantes dos cemitérios não utilizem o serviço dos chamados “enxadinhas” (pessoas que se infiltram nos cemitérios e oferecem serviços diversos, como limpeza de túmulos ou vigilância, para extorquirem dinheiro).

Nestes casos, todas as denúncias podem ser feitas na administração do cemitério, ou pelo telefone: 0800-109850.

O Serviço Funerário manterá equipe de fiscais em prontidão para coibir a atividade dos “enxadinhas”.

Transporte

Com o objetivo de facilitar o acesso dos paulistanos aos cemitérios da capital neste domingo, 2 de novembro, feriado do Dia de Finados, a SPTrans informa que será deflagrada a “Operação Finados”. Por causa da data, 289 linhas do transporte público municipal de São Paulo irão circular com frota reforçada e dimensionada para atender aos deslocamentos da população até os cemitérios da cidade.

A linha 233F/10 Term. A. E. Carvalho - Term. Vila Carrão será criada especialmente para a data e terá itinerário passando pelo Cemitério de Vila Formosa.

Nos ônibus das 289 linhas também haverá uma identificação do itinerário correspondente afixada nos vidros dianteiros dos coletivos. Assim, na frente do coletivo virá a indicação: "Via Cemitério da Saudade", por exemplo, com o objetivo de melhor informar e orientar os usuários.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários (www.sptrans.com.br) ou ligue 156.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montará um esquema especial de trânsito nas imediações dos principais cemitérios da cidade de São Paulo, no domingo (02/11), Dia de Finados, visando melhorar as condições de tráfego, acessibilidade, estacionamento e segurança para o usuário no sistema viário.

A CET intervirá na montagem de bloqueios, alterações de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres, bem como, na operacionalização das particularidades de cada cemitério nas diversas regiões da Cidade de São Paulo.

Assessoria de comunicação - SFMSP