Estádio do Pacaembu

Pacaembu - Dúvidas Frequentes e Normas de Utilização

 

No início, a região do Pacaembu (que em tupi-guarani significa terras alagadas) era um simples local de descanso para os índios em suas viagens, junto a um ribeirão, que mais tarde ficou conhecido pelo nome de Ribeirão Pacaembu. Um vale, coberto por vegetação e sujeito a inundações que foi desbravado no final do Século XVIII pelos jesuítas.

Em 1911, surgiu a CIA CITY - City of São Paulo & Freehold limited, empresa que comprou a área e urbanizou o vale, transformando-o num dos "Bairros Jardins" da cidade. A primeira tarefa foi canalizar o ribeirão e abrir uma larga avenida, toda arborizada - a Avenida Pacaembu.

Na década de 20, a idéia da construção de um grande estádio em São Paulo era o sonho de esportistas, figuras públicas e modernistas, como Mário de Andrade. Foi ele que sugeriu a criação de um local que pudesse receber atividades esportivas, eventos culturais e apresentações musicais. Em 1926 a CIA CITY doou o terreno de 50 mil metros quadrados ao Estado, que repassou a Prefeitura.

Em 1936, o Prefeito do município na época, Fábio da Silva Prado, aprovou a idéia e deu início às obras desse complexo pela construtora Severo e Villares. Os relógios marcavam 15h30 da tarde do dia 27 de abril de 1940, quando o presidente Getúlio Vargas, acompanhado do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia, inauguravam o Estádio Municipal do Pacaembu.

Um dia após a inauguração, realizou-se o primeiro jogo de futebol, entre o Palestra Itália, atual Palmeiras e o Coritiba. O Palestra venceu por 6 a 2 e o placar foi inaugurado aos dois minutos do 1º tempo por Zequinha, do Coritiba. Completando a rodada dupla, o Corinthians iniciava sua trajetória no estádio vencendo o Atlético Mineiro por 4 a 2.

E o Pacaembu não é só futebol. Dentro do estádio funciona um verdadeiro complexo esportivo que atende o munícipe de forma gratuita.

O complexo inclui piscina olímpica aquecida com arquibancada para 2.500 pessoas; ginásio poliesportivo coberto com capacidade para abrigar 2500 espectadores; ginásio de saibro coberto com assento para 800 pessoas; quadra externa de tênis com arquibancada para 1.500 pessoas; quadra poliesportiva externa com iluminação; 3 pistas de Cooper com 500, 600 e 860m; 2 salas de ginástica e posto medico.

Para participar das atividades oferecidas é necessário associar-se, gratuitamente, ao Pacaembu. Basta ir até o Clube, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h45, com uma cópia da Carteira de Identidade (RG), cópia do comprovante de residência e uma foto 2x2. Menores de idade devem levar também uma autorização dos pais ou responsáveis. O acesso à secretária é pela Rua Capivari, s/n - portão 23.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3664-4663 ou (11) 3664-4650 ou pelo e-mail: semepacaembu@prefeitura.sp.gov.br