2010 - 2020

2010: Cada vez mais envolvido em sua vocação poliesportiva, o Pacaembu recebe a final da I Liga de Polo Aquático, competição promovida pelo Circuito Esportivo Clube Escola. Além disso, o Pacaembu entra mais uma vez para a história do futebol ao sediar a final da Copa do Brasil, disputada entre Corinthians e Internacional. O time paulista foi campeão da competição.

2011: Mais uma final de Libertadores para o currículo do Pacaembu: os protagonistas do ano foram Santos e Peñarol (Uruguai). O time paulista venceu por 2 a 1 e ganhou sua terceira taça na competição, tornando-se também o primeiro campeão brasileiro da Libertadores a levantar a taça no Pacaembu. Os outros títulos foram conquistados em 1962 e 1963. No mesmo ano, Ronaldo utilizou o Complexo como palco de sua despedida do futebol.
Além desse importante capítulo na história do esporte sul-americano, o Pacaembu também foi sede de eventos como o Jungle Fight, maior campeonato de MMA na América Latina, Torneio Internacional da Cidade de São Paulo de futebol feminino, Copa do Mundo de Kickboxing, além de participação na Virada Esportiva da cidade de São Paulo.

2012: O Pacaembu sedia pela segunda vez consecutiva a final da Libertadores. Na ocasião, o Corinthians ganha seu primeiro título na competição ao enfrentar o Boca Juniors (Argentina). No estádio paulistano, o time do Parque São Jorge venceu a partida por 2 a 0. O Complexo recebeu ainda competições como o Jungle Fight.

2013: O Pacaembu mais uma vez recebeu a final de uma competição internacional de futebol. Desta vez, o local foi palco da decisão da Copa Sul-Americana. Assim como nos últimos anos, o time mandante era Alvinegro, porém o protagonista não foi o Corinthians ou o Santos, mas a Ponte Preta, que surpreendeu e escreveu no Estádio do Pacaembu um dos capítulos mais importantes de sua história ao fazer a final contra o argentino Lanús.

2014: No dia 27 de abril de 2014, justamente na comemoração de seu 74ª aniversário, o Pacaembu recebeu o duelo entre Corinthians e Flamengo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Além de ser o encontro dos times com as maiores torcidas do Brasil, o duelo ficou marcado por ser a despedida do clube do Parque São Jorge do local que foi considerado sua casa durante tanto tempo. O Corinthians foi um dos quatro convidados para participar do torneio de inauguração do Pacaembu, em 1940, e passou a mandar seus jogos no tradicional estádio municipal Paulo Machado de Carvalho. A despedida foi feita antes de o Timão inaugurar sua nova casa, a Arena Corinthians.


Texto:
Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Lucas Mariano - lucasmariano@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Retirada deste site