Anos 2000

2000: Pacaembu é palco da maior goleada da Copa Libertadores da temporada: Corinthians 6 x 0 LDU (Equador). O jogo era válido pela fase de grupos da competição.

2001: Ano inteiramente corintiano no Pacaembu: todos os jogos de futebol daquele ano tiveram mando do Corinthians, que ali jogou 17 vezes. No total, foram sete empates, duas derrotas e oito vitórias para o time paulistano.

2002: Momento histórico para o Pacaembu e para o São Caetano: time do ABC chega a final da Libertadores depois de derrotar gigantes como Universidad Católica (Chile), Peñarol (Uruguai) e América (México). O São Caetano perdeu para o Olímpia (Paraguai) nos pênaltis. O placar foi de 4 a 2 para os paraguaios.

2003: Uma parte da campanha vitoriosa do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro passou pelo Pacaembu. No primeiro campeonato nacional por pontos corridos, a equipe mineira terminou a competição com 100 pontos, 102 gols e 72,5% de aproveitamento. A vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians valeu três pontos nesse vitorioso desempenho.

2004: Após uma longa reforma, o Ginásio do Pacaembu foi reinagurado. A quadra é apta a receber jogos de basquete, futsal, handebol, vôlei, ginástica, skate, streetball e truco. A capacidade do ginásio é de quatro mil pessoas.

2005: Romário se despede da Seleção Brasileira dentro do Pacaembu. Ele jogou 38 minutos contra a Guatemala e ainda marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o time da América Central.

2006: Curiosidade: entre Libertadores, Brasileirão e Campeonato Paulista, o Estádio do Pacaembu recebeu 28 jogos e teve suas redes balançadas por 90 vezes nesse ano. Apenas duas partidas não tiveram mando de campo corintiano nesse ano: Juventus x Santos e São Paulo x Paulista, ambos pelo Campeonato Paulista.

2007: Pacaembu é reformado. Destaque para a introdução do gramado “bermuda” no campo de futebol.

2008: Museu do Futebol é inaugurado em 29 de setembro. O local fica debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. No mesmo ano, o programa Clube Escola entra em funcionamento. Destaque para o tênis, que tem aulas orientadas pela ex-tenista Patrícia Medrado, e para o polo aquático.

2009: A cidade de São Paulo recebe o Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina pela primeira vez. A 14ª edição do evento ocorreu em setembro de 2009, no Ginásio do Pacaembu. O Complexo recebeu ainda uma etapa do Circuito Caixa de Corridas.


Texto:
Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Retirada deste site