Década de 50

1950: Após 12 anos de interrupção devido à 2ª Guerra Mundial, a Copa do Mundo é realizada no Brasil. O Pacaembu foi um dos estádios que receberam os jogos, foram seis ao total. O Brasil disputou apenas uma partida no próprio, no empate de 2 a 2 com a Suíça.

1951: Pacaembu e Maracanã recebem a Copa Rio, considerado o primeiro campeonato intercontinental de Clubes, que reuniu: o Juventus, da Itália; Nice, da França; Estrela vermelha, da Iugoslávia; Sporting, de Portugal; Nacional, do Uruguai; Áustria Viena, da Áustria; Vasco da Gama e Palmeiras, sendo o Clube paulista vencedor após derrotar o Juventus.

1952: Primeira partida transmitida na televisão acontece no Pacaembu. Na mesma época, Adhemar Ferreira da Silva dava seus primeiros saltos triplos no estádio. O atleta é o único que tem duas medalhas de ouro até hoje.

1953: Pacaembu recebe jogos do Campeonato Paulista e do Torneio Rio São Paulo.

1954: Praça em frente ao Pacaembu recebe o nome de Charles Miller. Uma homenagem ao inglês que trouxe o esporte para o país.

1955: Após empate de 1 a 1 com o Palmeiras, o Corinthians conquistou o título do Quarto Centenário.

1956: Pacaembu recebe jogos do Torneio Rio-São Paulo, dessa vez sem a participação dos clubes cariocas, que pediam que os jogos acontecessem no segundo turno, devido ao calendário da Seleção Brasileira no primeiro turno.

1957: No dia 26 de abril, na partida entre Santos e Palmeiras, Edson Arantes do Nascimento, o Péle, jogou pela primeira vez no estádio.

1958: Pacaembu recebeu um dos jogos mais emocionantes da sua história. Santos 7 x Palmeiras 6 pelo Torneio Rio-São Paulo.

1959: O Campeonato Paulista de 59 foi chamado de Supercampeonato, por conta dos clubes Santos e Palmeiras empatarem nos pontos corridos em primeiro lugar tendo que decidir em três jogos adicionais, no qual o Verde levou a melhor.


Texto:
Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br
Lucas Bouzon - lgpbouzon@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Retirada deste site