Década de 40

1940: No dia 27 de Abril é inaugurado o Estádio do Pacaembu, naquela época, considerado um dos mais modernos da América Latina. O evento contou com a presença do Presidente Getúlio Vargas, que recebeu uma sonora vaia dos Paulistanos devido a Revolução de 1932. Os primeiro Clube a jogar no gramado foi o Palestra Itália, que venceu o Coritiba por 6 a 2, na ocasião.

1941: Corinthians vence o São Paulo e conquista seu primeiro título no estádio.

1942: No dia 24 de maio foi registrado o maior público do Pacaembu. 71 281 pessoas assistiram ao jogo Corinthians contra o São Paulo. Com a estreia de Leônidas no time, o São Paulo empatou com o arquirrival por 3 a 3. No mesmo ano, o Palestra Itália, recém-nomeado Palmeiras, devido a 2ª Guerra Mundial se consagrou Campeão Paulista em cima do São Paulo.

1943: Com apenas sete anos de idade, Eder Jofre realiza sua primeira luta de boxe no Ginásio do Pacaembu. Ele, que futuramente seria Campeão mundial dos pesos galos e pena.

1944: São Paulo vence o Santos por 9 a 1, a maior goleada do tricolor paulista sobre o seu rival.

1945: Acontece a maior goleada no Pacaembu: São Paulo 12 x 1 Jabaquara.

1946: São Paulo vence o Palmeiras por 1 a 0 e conquista de forma invicta o Campeonato Paulista.

1947: Israelenses comemoram no estádio a criação do Estado de Israel, que aconteceu naquele mesmo ano.

1948: Nesse ano, o argentino Di Estéfano, considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, jogou no Pacaembu num amistoso entre a seleção paulista e um misto do Boca Juniors e o River Plate. Devido à rivalidade dos clubes argentinos, eles vestiram a camiseta do Palmeiras na partida.

1949: Pacaembu e São Januário recebem o Campeonato Sul Americano de Futebol. O Brasil jogou três vezes no Pacaembu e venceu todas, destaque para a goleada de 10 a 1 em cima da seleção da Bolívia, maior diferença de gols nos confrontos entre ambas. No final o Brasil sagrou-se campeão do torneio.



Texto:
Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Retirada deste site