O Pacaembu do futuro


A história do Pacaembu é extremamente rica e fundamental para o esporte brasileiro. O futuro do complexo é tão relevante quanto seu passado e novas ações eternizarão este cartão-postal de São Paulo.

Comentar sobre a importância do Pacaembu na história do futebol brasileiro é contar um pouco da popularização da modalidade esportiva preferida do país. A verdade, porém, é que o Complexo situado na Praça Charles Miller, sem número, nunca se restringiu apenas ao esporte dos gramados.

O conceito do Pacaembu como equipamento esportivo certamente marcará os próximos anos do local. Além do campo de futebol, estão aptas ao uso do público a quadra poliesportiva, as quadras de tênis, a piscina olímpica, pista de cooper e caminhada e quadra externa de futsal.


Museu do Futebol ajuda a eternizar o Estádio

E se o passado é fundamental para se construir um futuro de sucesso, o Estádio Municipal se antecipa a toda e qualquer iniciativa, pública ou privada, no que diz respeito ao resgate da memória do futebol brasileiro. O motivo é a criação do Museu do Futebol.

Sem nenhum similar em âmbito nacional, este espaço será dedicado aos clubes, aos jogadores, aos momentos de glória e decepção, Copas do Mundo e, inclusive, aos dois maiores gênios do futebol brasileiro, Garrincha e Pelé. Um conteúdo que impressionará até mesmo aqueles que não são fanáticos pelo esporte e o potencial de tornar-se o museu mais visitado do país.

Estas e outras iniciativas são apenas exemplos do quão importante é o Pacaembu para a cidade de São Paulo. Se não é o maior estádio, certamente é o que tem a melhor visibilidade na hora do jogo. Se não é o mais moderno, é extremamente confortável e acolhedor. Se não é o mais bonito, é o mais fascinante. Mas existe uma verdade irrefutável: é o mais importante estádio da história de São Paulo.

 VOLTAR