Faz a Roda Grande Mulher se apresenta em CCM Itaquera

 

 

No sábado, 3 de março, o Cento de Cidadania da Mulher (CCM) Itaquera recebeu a primeira atividade do projeto “Faz a Roda Grande Mulher”, com a exibição do documentário “Esse Bumbo é Meu” e oficina de formação de versos. O projeto, que visa o empoderamento feminino, integra a programação do Departamento de Políticas para a Mulher da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, como parte das homenagens às mulheres no mês de março.

No documentário os produtores Paula Simões e Ruy Reis retratam a história do Samba de Roda de Santana do Parnaíba (criado por escravos libertos para festejar a abolição em 13 de maio de 1888, no Bairro do Curuquara), e a ocupação do espaço pelas mulheres no grupo Treze de Maio, o mais tradicional em atividade no Estado. Tradicionalmente, os instrumentos musicais – com destaque para o bumbo – eram tocados por homens, no centro do grupo, deixando às mulheres somente o papel da dança. “As mulheres nunca tocam. Os homens, pelo contrário, todos tocam”, descreve o escritor Mario de Andrade, em ensaio publicado em 1933.

O projeto

O documentário produzido em julho de 2016 como trabalho de conclusão de curso acabou se transformando no projeto “Faz a Roda Grande Mulher”, com o grupo Samba de Bumbo de Dandara, formado pela atriz e arquiteta Irla Costa, pela atriz e estudante Lucia Steve, e pela técnica em enfermagem Luciana Fernandes, também integrante e descendente direta do grupo Treze de Maio. Elas fazem uma releitura da manifestação artística tradicional do interior paulista.

Após a exibição do documentário a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, agradeceu às participantes e disse que a obra mostra, sobretudo, a luta pela independência e ocupação de espaços pelas mulheres. Em seguida as organizadoras do projeto iniciaram uma roda de conversa e uma oficina de quadrinhas e composição de versos, a partir da experiência de vida das participantes. A atividade era exclusiva para as mulheres.

O projeto volta ao Centro de Cidadania de Itaquera no próximo sábado, 10 de março, com a apresentação do Samba de Bumbo Dandara aberta ao público em geral. As quadrinhas produzidas na oficina serão cantadas e tocadas, além de uma conversa com o público na sequência.


Outros Centros de Cidadania da Mulher também recebem o projeto. Confira as próximas apresentações:

7 e 14 de abril: CCM Parelheiros – Rua Terezinha Prado Oliveira, 119, Parelheiros. Das 14h às 17h.

19 e 26 de maio: CCM Perus – Rua Joaquim Antonio Arruda, 74, Perus. Das 14h às 17h.

16 e 23 de junho: CCM Capela do Socorro – Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 350, Grajaú. Das 14h às 17h.

7 e 14 de julho: CCM Santo Amaro – Praça Salim Farah Maluf, s/n. Das 14h às 17h.