Projeto “Faz a Roda Grande Mulher” traz documentário e samba de bumbo aos Centros de Cidadania da Mulher

 

 

Os cinco Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) vão receber de março a julho manifestações culturais que celebram o papel da mulher negra no samba de bumbo, por meio de apropriação de instrumentos musicais e quadrinhas autorais, que narram a força e a luta feminina. O CCM Itaquera é o primeiro equipamento da prefeitura a receber, já neste sábado (03/03), uma programação exclusiva para as mulheres. Haverá a exibição do curta-documentário “Esse Bumbo é Meu”, uma roda de conversa e uma oficina de quadrinhas, na qual as participantes serão incentivadas a compor versos a partir das suas vivências de resistência.

No sábado seguinte (com a atividade aberta ao público em geral), ocorrerá a apresentação do grupo Samba de Bumbo de Dandara, que surgiu no carnaval de 2016 com o objetivo de questionar o papel da mulher negra na sociedade. O grupo é formado pela atriz, bailarina e arquiteta Irla Costa, a atriz e estudante Lucia Steves e a técnica em enfermagem Luciana Fernandes.

O samba de bumbo mantém viva a memória do que significou o fim da escravidão no século XIX e a busca permanente contra o racismo.

 


PROGRAMAÇÃO

CCM Itaquera
3 e 10 de março, 14h às 17h
Rua Ibiajara, 495 - Itaquera

CCM Parelheiros
7 e 14 de abril, 14h às 17h
Rua Terezinha Prado Oliveira, 119 – Parelheiros

CCM Perus
19 e 26 de maio, 14h às 17h
Rua Joaquim Antonio Arruda, 74 – Perus

CCM Capela do Socorro
16 e 23 de junho, 14h às 17h
R. Prof. Oscar Barreto Filho, 350 – Grajaú

CCM Santo Amaro
7 e 14 de julho, 14h às 17h
Praça Salim Farrah Maluf s/n